Damaris

Damaris é um nome próprio usualmente feminino. Esse nome possui origem um tanto quanto incerta. Alguns defendem que seja de origem grega, enquanto outros defendem que seja hebraico.



A confusão quanto à origem do nome tem motivo: no Novo Testamento, na Bíblia, há uma mulher chamada Damaris. O nome pode ser hebraico, devido às suas origens ou pode ser uma tradução grega, já que algumas partes da Bíblia foram escritas em grego.



Uma das teorias mais aceitas defende que Damaris seja um nome hebraico, mas derivado da palavra grega utilizada para designar bezerro: δαμάλι (damáli).



O nome Damaris significa algo como “a amiguinha do bezerro”. Outras fontes sugerem que Damaris signifique gentil, suave.



No Novo Testamento bíblico, mais especificamente no livro dos Atos dos Apóstolos, Damaris é uma mulher que vive em Atenas, na Grécia. A partir do capítulo 13 do livro dos Atos dos Apóstolos encontra-se a narração dos atos de Paulo na cidade de Atenas.



A cidade de Atenas, assim como toda a Grécia e também Roma, era politeísta, ou seja, cultuava muitos deuses. Paulo pregava Jesus Cristo e conseguiu fazer com que muitos se convertessem ao Cristianismo.



Damaris aparece no capítulo 17, versículo 34 do livro dos Atos dos Apóstolos: “Alguns homens, porém, aderiram a ele e abraçaram a fé. Entre esses achava-se Dionísio, o Areopagita, bem como uma mulher, de nome Damaris, e ainda outros com eles.”



Apesar disso, tudo indica que Damaris e Dionísio foram parte de uma minoria pois, após a partida de Paulo, a cidade de Atenas não é mais mencionada em parte alguma da Bíblia. Acredita-se que o processo de conversão na cidade não tenha sido dos mais eficazes e que, caso tenha sido formada uma comunidade cristã no local, ela era mínima.



Por tudo isso, Damaris permanece como um nome forte na Bíblia, pois foi uma das poucas que abraçou o Cristianismo em meio a uma cultura politeísta.




Outros Nomes: Ahmad | Martino | Tarsila | Roseane | Evaristo | Lilith | Marietta | Alexandre | Francesco | Saulo |