Freire

Freire é um sobrenome de origem portuguesa e significa “religioso”.



Origem e significado do sobrenome Freire



Freire é um sobrenome que tem origem em Portugal e traz o significado de “religioso” ou “pessoa religiosa”. O sobrenome vem do termo espanhol antigo “fraire”, que quer dizer “frade” e correspondia aos cavaleiros pertencentes à ordem militar que possuíam alguns votos religiosos e residiam em um convento. Já o termo “freire” tem origem no francês “frére”, que quer dizer “irmão”.



De acordo com informações históricas, a família Freire teve origem no século XI, após a chegada de nobres franceses à região que hoje corresponde ao norte de Portugal. Essa família pertencia à Ordem dos Templários e contribuíram para desocupar as regiões da Galícia (onde hoje é a Espanha) durante o reinado de D. Afonso VI, que eram ocupadas pelos mouros desde o século VIII.



Com o passar do tempo, a denominação Freire passou a ser utilizada como uma referência comum a esses cavaleiros, até ser usado comum sobrenome, que se espalhou para o restante da Europa. No Brasil, as primeiras famílias com o sobrenome Freire se estabeleceram em Pernambuco, sendo que algumas podem ou não ter a mesma origem e laço sanguíneo.



O brasão que pertence à família Freire é constituído por um escudo na cor verde. O escudo é cortado por uma larga faixa vermelha na diagonal. Em cada extremidade da faixa há a cabeça de uma serpente dourada, dando a impressão de que estão soltando fogo pelas bocas. O timbre é formado por duas serpentes aladas e douradas, uma enrolada na outra.



Entre as personalidades mais conhecidas com esse sobrenome está o educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Reglus Neves Freire (1921 – 1997), que é mais conhecido apenas como Paulo Freire. Ele é reconhecido como o Patrono da Educação Brasileira, sendo considerado um dos maiores pensadores da pedagogia mundial.



Numerologia do sobrenome Freire



Expressão do destino: O sobrenome Freire recebe o número 7, o que mostra alguém que não economiza simpatia por onde passa. Costuma falar com franqueza aquilo que pensa, mesmo que isso acabe sendo mal interpretado pelos outros. Não leva desaforos para casa e pode passar uma imagem autoritária em algumas situações.



Desejo do coração: O sobrenome Freire recebe o número 1, apresentando uma pessoa romântica e que deseja ter uma família grande e harmoniosa. É um ótimo anfitrião e gosta de receber os amigos e família em sua casa. Busca por conforto material sem se desligar do lado espiritual.





Outros Nomes: Alessandro | Paulo Victor | Liliane | Valeriana | Liz | Teixeira | Vieira | Thalyta | Jairo | Ana Carla |