Lúcio

Lúcio é um nome de origem latina, cujo significado é "Luz" ou "Nascido com a manhã". É um belo nome de menino e alguns pais ainda preferem fazer algumas combinações como, por exemplo, Caio Lucio, Lucio Henrique, entre outros.



Isoladamente, o nome Lúcio é uma variação da palavra em latim “lux”, a qual significa “luz”. Eis que existe uma famosa frase “Fiat lux”, que é o mesmo do que “Faça-se a luz”. Alguns pais que gostam do latim podem ainda “batizar” a criança como Lucius que é também uma das ramificações, cuja raiz linguística é lyke, Luc, luk.



Curiosamente o nome Lúcio possui mais de um significado além do aqui exposto “nascido com a manhã”. Agrega-se o “pertencente à aurora” o que pode até provocar certa estranheza uma vez que, aurora nada mais é do que o período que antecede o nascer do sol, ou seja, quando ainda o astro rei dará início às primeiras luminosidades em meio às sombras terrestres.



Porém, esse significado que foge a etimologia, possui explicação de cunho cultural, ou seja, os meninos que nasciam durante a madrugada eram comumente batizados de Lucius.



Aspectos fortes do nome Lúcio



Lúcio é um nome de pronúncia suave que inspira romantismo e simpatia por onde quer que passe. Em um aspecto social, o nome representa o comportamento de “bom menino” e, por essas e outras coisas, ganhará destaque em qualquer grupo que seja inserido e que oferecerá em troca, sempre o ombro amigo para os seus coleguinhas.



Lúcio é um verdadeiro detentor de segredos, os quais sabe guardar muito bem e, devido a essa confiança gerada, atrairá quantas amizades quiser. Outro aspecto forte e por isso marcante é a natureza perfeccionista dos Lucios. Nada que ele colocar as suas mãos sairá “mais ou menos”.



Se na escola a professora o pedir que faça uma simples redação sobre “como foi as suas férias” ele, mesmo que não tenha costume de escrever fará a melhor redação que poderá esperar de um garoto.



É uma criança que adora ser instigada como também receber tarefas, as quais irá se responsabilizar igual “a gente grande”, ou seja, você sentirá gosto em vê-lo ocupado com as suas atividades.



O Lúcio é ainda bastante amoroso e valoriza as relações humanas. Deste modo, ele é muito próximo às pessoas que ama e se sentir que existe alguma falta de harmonia na família poderá sofrer tanto quanto as pessoas diretamente envolvidas. Ele detesta briga e discussões e não deve presenciar nenhum conflito, principalmente dos pais.



O menino Lúcio, desde pequeno, apresentará sinais de um verdadeiro espírito humanista e não medirá esforços em ajudar, seja lá quem for, pois ele fará questão, já que é próprio de sua natureza.



Vale ainda destacar que ele também possui característica de mutabilidade, ou seja, assim que alcançar um objetivo começará a pensar em como alcançará outro e, os objetos de interesse podem ser os mais diversos.



Suas prováveis tendências profissionais são para as seguintes áreas: canto, artes cênicas, engenharia, medicina, direito, culinária e marcenaria.



Aspectos negativos



Possui forte tendência a realizar sacrifícios extremos e, por ora, desnecessários por alguém ou ideal e com isso, acaba esquecendo-se de si mesmo com certa facilidade. Não gosta de ser desafiado e, como consequência tende a agir com teimosia e injustiça.



Há ainda outro problema com o qual deve saber lidar: se não consegue atingir uma meta ou desejo, acaba parando com todo o trabalho e não faz mais nada. É muito franco e acaba sendo bruto em algumas falas ao apontar todos os erros que encontra nas outras pessoas.



De filósofo à Papa



Alguns Lucios famosos que entraram para a história foram homens como o filósofo romano Sêneca (cujo nome completo era Lúcio Aneu Sêneca – 4 a.C. a 65 d.C.) que inspirou o desenvolvimento da tragédia no período renascentista para a dramaturgia europeia.



Lúcio de Cirene que foi um dos principais fundadores da Igreja Cristã, na que hoje é o território da Síria (antiga Antioquia) e que hoje especulam se é o Santo Lúcio ou o Bispo de Cirene. Houve ainda três papas: Lúcio I (de 253 a 254), Lúcio II (de 1144 a 1145) e Lúcio III (de 1181 a 1185).





Outros Nomes: Kátia | Pedro | Gentil | Raphaelle | Jussara | Amanda | Lanassa | Valeriana | Geovana | Mel |