Salvador

Salvador é um nome que predomina o gênero masculino, é mais utilizado como sobrenome e sua escrita ao contrário é Rodavlas. É um nome de origem latim e espanhola “salvator”, e significa “salvador”, “aquele que salva” e  “relativo a Jesus Cristo”. O nome Salvador é considerado, de acordo com a teologia cristã, a qualificação de Jesus Cristo, como o “salvador” dos povos.



Salvador realmente é um nome relacionado a Bíblia, um nome cristão relacionado a Deus. Apesar de não aparecer como um nome próprio, salvador representa uma forma de adjetivo de qualificação dos personagens católicos da Bíblica, principalmente o de Jesus.



Em países como Brasil, Espanha, Portugal e outros países de língua latina, o nome Salvador utilizado como nome próprio é bastante popular. Há uma personalidade do Surrealismo que faz parte da Arte Moderna que é muito famoso em seu nome, Salvador Dalí, é um dos mais populares pintor e escutor espanhol do mundo.



Salvador também é nome de alguns locais, cidades como: Salvador (Brasil), San Salvador (El Salvador), San Salvador de Jujuy (Argentina), San Salvador Atenco (México), San Salvador el Seco (México). Salvador na Bahia é considerada a primeira capital nacional do Brasil.



As variantes do nome Salvador aparecem na língua espanhola como Savadore, na língua italiana como Salvatore e na francesa como Sauver. Até hoje esse nome é muito associado a classes altas, mas também muito utilizada em comunidades onde moram somente pescadores.



Significado do Sobrenome Salvador



Tanto a sua origem como nome próprio como a de sobrenome vem da mesma fonte, que seria um nome surgido na Bíblia ao chamar Jesus de salvador do mundo. Costuma-se dar como apelido ou diminutivo do nome como, por exemplo, Sal.



Mas há outras fontes que nos dizem outra história sobre a origem do sobrenome Salvador. Dizem os mais antigos, que o sobrenome Salvador descendem dos irmãos Giuseppe e Giácomo, de dois primos Giovanni e Luigi, que viviam na Província de Belluno, na Itália até o final do século passado. Em 1878 chegaram ao Brasil. E outra versão da história diz que 3 irmãos vieram, dois casados e um solteiro. O solteiro diz ter voltado ao seu país, mas acabou voltando para o Brasil após um tempo, e foi morar em Caxias do Sul.



Há um livro chamado “Azambuja e Urussanga” do Desembargador Vieria Ferreira que descreve em seus registros, em meados de 1878 a chegada das famílias, e consta o nome de Giácomo, Giovanni e Luigi, sem aparecer Giuseppe, que segundo as testemunhas, é de importante origem de descendentes. Foram, Giuseppe e Giácomo, morar em Rio Canal, em Urussanga que naquela época pertencia a Tubarão.



Em Portugal, desde o século XII que foi quando começou a ser mais reconhecido, se escolhe muito o nome Salvador como nome próprio, já como sobrenome há muito mais utilizações não somente em Portugal, mas em toda parte do mundo.



Brasão da Família Salvador



A família Salvador possui um brasão representado por um escudo na cor dourada e no centro há uma águia na cor preta. Em cima do escudo do brasão também há outra ave no mesmo formato da que está no centro do escudo. Em outras imagens, aparece o Brasão da Família Salvador com um escudo dourado, uma águia preta no centro do escudo e dois cavalos em pé ao lado do escudo, e neste último aparece o nome Portugal inscrito embaixo e Salvador em cima do escudo.





Outros Nomes: Malika | Miria | Isabella | Raffaela | Eda | Oliveira | Cavalcanti | Jennifer | Ibraim | Lucas |