Barros

Barros é um sobrenome de origem portuguesa e significa “aquele que trabalha com barro”.



Origem e significado do sobrenome Barros



Barros é um sobrenome que possui sua origem do idioma português, sendo uma comparação feita ao sobrenome Barroso, que, por sua vez, significa “aquele que trabalha com barro” ou “pessoa que tem espinhas no rosto”.



Algumas fontes, porém, defendem que a sua origem tenha ligação com a habitação de um lavrador, que era conhecido pelo apelido de Barro. Esse apelido, usado para reconhecer determinadas pessoas, teria então se transformado em um sobrenome com o passar do tempo, sendo passada de geração para geração.



Pode também ter se originado a partir de pessoas que trabalham na fabricação de vasilhas, telhas e tijolos de barro, ou que habitavam próximas a regiões onde se extraia o barro. Ele pode ser encontrado na forma Barros ou então Barro, tanto no Brasil quanto no exterior. Entre as variações desse sobrenome estão Barreiros, Barroso, Barreiros e Barreto



A família Barros começou a se destacar em Portugal na época do rei D. Diniz, período em que essa família possuía diversas propriedades e fazendas. Há documentos que datam do século XII que indicam Domicuis Cervejo de Barro, que foi morador o Solar de Barros, localizado em uma província Portuguesa. Essa família descendia de Gonçalo Nunes de Barros, senhor de Castrodairo.



Trata-se de um sobrenome bastante comum no Brasil, estando na vigésima colocação entre os mais populares. No Brasil, os membros da família Barros chegaram entre os anos de 1500 a 1760, primeiramente se fixando na Bahia e depois se espalhando pelo Nordeste. Algumas capitanias hereditárias eram administradas por pessoas da família Barros, como a do Maranhão e do Ceará, administradas por João de Barros e Aires da Cunha. A capitania de Parnaíba era administrada Por Antônio Cardoso de Barros.



O brasão da família Barros possui diversas variações, o que é causado por se tratar de um sobrenome bastante comum. Isso leva algumas famílias a desenvolverem o seu próprio estilo de brasão, buscando representar da melhor maneira o seu ramo familiar. Apesar dessa diversidade, eles apresentam características bem semelhantes entre si, como a cor vermelha, amarela e branca. É formado por um escudo, que é dividido em três listas de cor branca. Dentro do escudo são representadas nove estrelas, sendo essa uma característica encontrada em todos os brasões da família Barros.



Entre as personalidades conhecidas com esse sobrenome estão o escritor brasileiro José Flávio Pessoa de Barros (1943- 2011). Além disso, podemos citar a cantora de música cristã, Aline Barros (1976 -). Há também o apresentador de TV Gilberto Barros (1958 -)





Outros Nomes: Vânia | Maddalena | Cristiane | Gonçalo | Eduardo Henrique | Ezequias | Lea | Nicolas | Francisca | Sabrina |