Moraes

Moraes é um nome onde predomina o gênero masculino, possui como variante o nome Morais e sua escrita ao contrário é Searom. É um nome de origem portuguesa, classificado toponímico, significa “terra das amoras” ou “amoreira”. Seu significado está ligado a quantidade de amoras que existia na região onde habitavam as primeiras pessoas que tinham Moraes como sobrenome.



Não se tem relato concreto de onde surgiu o nome Moraes, pois quando surgiu nas cidades antigas, foi utilizado como sobrenome. Por isso, só é dito muitas histórias sobre Moraes como sobrenome e não como nome próprio de alguém.



Não é utilizado muito como nome próprio aqui no Brasil assim como em outros países. Moraes é um estilo de escrita antiga, com a escrita vigente, se escreve Morais. No Brasil ainda é muito utilizado a grafia Moraes e em espanhol utiliza-se Morales, onde não há explicação concreta da origem dos dois nomes.



Origem do Sobrenome Moraes



Moraes é muito mais utilizado atualmente do que sua escrita atual Morais. Etimologistas afirmam que Moraes seria muito utilizado entre as famílias judias da Península Ibérica, que eram conhecidos como “novos cristãos”. Porém sua árvore genealógica só foi reconhecida depois do século XIV, assim tendo um passado incerto de como teria realmente surgido.



Consta-se em alguns livros antigos sobre sobrenomes, que a família Moraes teve sua origem em Portugal, acredita-se que na aldeia de Morais, na região de Trás-os-Montes e sua origem espanhola na cidade de Morales na Espanha. Mas a informação não é concreta, por isso qualquer tipo de explicação sobre seu surgimento seria equivocada demais.



Há também quem diga que, Moraes ou Morales, são sobrenomes originados nos visigodos, entre os povos godos, um povo germânico que teve origem nas regiões meridionais da Escandinávia, mas não há mais relatos sobre sua origem. Mas são somente relatos, nada que possa ser constatado na verdade.



Brasão da Família Moraes



A família Moraes possui um brasão representados em duas repartições. São dois desenhos partidos dentro da imagem do escudo, sendo a primeira imagem na cor de fundo vermelha com um torre de prata sobre um rio. A segunda parte é com o fundo prata e com um desenho de uma árvore de amoreira, arrancada, aparecendo suas raízes.



Em algumas imagens de brasões da família Moraes, há em cima desta imagem do escudo, outros desenhos e em seu topo uma amoreira grandiosa e imponente, trazendo o reforço do significado do sobrenome Moraes, que hoje se escreve Morais e também chamado Morales na Espanha.




Outros Nomes: de Lima | Nina | Tiago | Zahra | Nicollas | Olga | Anis | Bruneida | Eloisa | Azarias |