Guilhermina

Guilhermina é um nome feminino que surgiu a partir de Wilhelmina, que pode parecer um pouco estranho, mas na verdade também um nome feminino, utilizado na Holanda, na Alemanha e na Polônia.



Uma das famosas personalidades a se chamar Wilhelmina foi uma rainha que, no Brasil, recebeu o título de Rainha Guilhermina dos Países Baixos. Ela nasceu em 1880 e faleceu em 1962. Seu reinado teve início em 1890 e fim e 1948, com sua abdicação. Seu reinado durou por muitos eventos importantes, como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, além da Grande Depressão, em 1933. Por causa disso, sua figura enquanto reinante foi essencial para os Países Baixos.



O nome feminino Wilhelmina surgiu a partir do masculino Wilhelm (grafado William em outros idiomas, como no inglês), que é um nome composto pelas partículas will e helm. Ambas as partículas são do germânico. Enquanto a primeira significa “vontade” ou “desejo”, a segunda quer dizer “capacete” ou “proteção”. A partir disso, pode interpretar-se que o significado do nome Guilhermina seria algo como “aquela que quer proteger”, “protetora decidida” ou até mesmo “protetora corajosa”, como alguns afirmam.



Há diversas mulheres famosas que possuem o nome de Guilhermina além da Rainha Guilhermina dos Países Baixos.



Também da nobreza existe Guilhermina da Prússia, a rainha consorte de Guilherme V, príncipe de Orange. Ela nasceu em 1751 e veio a falecer em 1820. Seu marido liderou o partido dinástico assim como a contra-revolução nos Países Baixos.



Em Portugal, Guilhermina Augusta Xavier de Medim Suggia foi uma famosa violoncelista que nasceu em 1885, na cidade do Porto e veio a falecer nessa mesma cidade, em julho de 1950.



Já no Brasil, há duas mulheres de nome Guilhermina que obtiveram fama.



Guilhermina de Oliveira Sampaio Guinle, mais conhecida como Guilhermina Guinle, é uma atriz carioca que nasceu em 1974.



Terezinha Aparecida Guilhermina é uma atleta paralímpica, mais especificamente, uma velocista que se especializou das corridas de 100 metros rasos, de 200 metros rasos e de 400 metros rasos. Ela nasceu em Betim, no ano de 1978.



Numerologia para o nome Guilhermina



De acordo com a numerologia, a pessoa que possui o nome de Guilhermina é alguém que possui determinados traços de personalidade. Em geral, Guilhermina é alguém que se alegra muito com elogios e com galanteios, mas, por outro lado, é alguém que afunda-se em tristeza e até mesmo em depressão quando se sente desrespeitada ou humilhada.



Na maioria das vezes, Guilhermina não é uma pessoa que extravasa sua raiva ou indignação, ela busca apenas isolar-se de todos como um mecanismo de defesa.



Guilhermina costuma ser bastante sociável e ter muito jeito com as crianças.



Guilhermina também é do tipo de pessoa que ama demonstrar seu romantismo e sua criatividade e sempre busca meios de unir um ao outro.



Um dos pontos fracos de Guilhermina é sua tendência a ser extremamente vaidosa, ficando ainda mais envaidecida com elogios. Isso pode causar problemas, fazendo com que os demais a enxerguem como uma pessoa soberba e sem humildade.




Origem e Categoria: | | |
Outros Nomes: Hugo | Franclim | Baena | Fabiane | Geovanne | Norma | Valdirene | Conceição | Itagiba | Heneliaka |