Receita de churros fácil de fazer em casa e super diet!

Descubra como fazer churros caseiro, simples e sem máquina.

 

Churros espanhol, uruguaio ou chinês?


Ao pensar em churros muitos de nós acreditamos que sua origem seja argentina ou uruguaia, talvez pelo recheio de doce de leite, ou até mesmo que venha de países latinos mais distantes, Espanha, ou quem sabe México pelos recheios com chocolates ou goiabas?

Mas os churros aportaram na Península Ibérica vindos da China, trazidos pelas mãos dos navegantes portugueses que com os chineses aprenderam várias técnicas culinárias por ficarem embarcados em seus portos durante o tempo que levavam suas compras e vendas.

 

Churros

Com os chineses aprenderam a apreciar o chá e o sorvete, as massas variadas e os temperos que traziam para a Europa nos porões de suas galés, cobiçados por todos, mas ao alcance apenas daqueles que podiam pagar seu preço.

Receita de Churros

O conhecimento culinário aprendido imigrou com eles para o Brasil mais tarde, e sendo os portugueses detentores do comércio de açúcar na Europa, transformaram os churros salgados em um prato doce, sim, os churros não nasceram doces e na China eram chamados de You tiao , “demônio frito em óleo quente”, numa alusão ao oficial Qin Hui da dinastia Song que teria “fritado” o general  Yue Fei, ícone do patriotismo cultural chinês.

Churros recheado

Originalmente tinham o formato de dois corpos que mais tarde evoluíram para uma união entre eles significando Qin Hui e sua esposa que teria sido sua cúmplice na derrubada do general.  Foi na Espanha que receberam o nome de churros, pelo formato dos chifres de ovelhas chucras, no espanhol churras. Os pastores substituíam os pães por eles e mais tarde com o evento chocolate na Espanha, de refeição do gentio os churros passaram a ser uma delicatesse consumida pela realeza.

Churros recheado

Vamos combinar que churros são irresistivelmente deliciosos, embora não dê para se comer sempre, ou melhor, não dava para se comer sempre. Com uma mudancinha aqui e ali, sem ter que abrir mão do sabor e na verdade realçando o que ele já tem de gostoso é possível se dar ao luxo de comê-los sem culpa! Sim, churros super crocantes, diet e fáceis de fazer, será que pode ser melhor? Mãos a obra então!

Receita de churros caseiro

 

Ingredientes por pessoa:

2 a 3 fatias de pão de forma branco ou integral

2 cls de sobremesa de açúcar dietético granulado

1 cl de café de canela em pó

1 cl de sopa de doce de leite diet por churro

Raspas de 1limão (opcional)

Como fazer churros

Preparo

Misture o açúcar com a canela e reserve. Apare as cascas do pão (guarde para fazer crôutons) e iguale o formato das fatias. Aqueça uma torradeira ou sanduicheira e coloque nela cada fatia ou 2, ou 3 delas se couberem, mas sem amassá-las. Deixe corando por 3 o 4 minutos virando a cada quanto para dourar por igual. Uma vez dourada, passe a parte que será a externa pela mistura de açúcar e canela rapidamente, espalhe uma colher de doce de leite, salpique as raspas de limão e enrole o churro ainda quente, sirva imediatamente. Bon appétit!

 

 

 
Tags relacionadas: , ,