shutterstock_83726125Poucas escolas brasileiras, inclusive as particulares, oferecem aos alunos aulas de artes, como música, pintura e teatro,

Estas aulas fazem muito bem aos pequenos, dão auto-confiança, e ajudam a melhorar a auto-estima. As crianças que fazem estes cursos aprendem a se expressar melhor. Por isso, os pai que sabem destes benefícios são obrigados a buscando aulas extra-curriculares para seus filhos, quando a escola deles não tem estas disciplinas em suas grades curriculares.

No teatro, encenar um papel diferente, construir um personagem, dando a ele voz e emoção, é muito gratificante e divertido. Esta experiência é rica para as crianças, que vivem uma fase de intenso aprendizado.

E quanto menor a criança, mais criativa ela é, simplesmente pelo fato de que esteve pouco exposta a condicionamento e a padrões pré-estabelecidos. Para participar das aulas de teatro, basta ter coordenação motora suficiente e saber falar direitinho.

Encenar as situações do dia-a -dia no teatro, ou representá-las em uma pintura nas aulas de arte, é uma maneira lúdica e eficiente de aprender sobre o mundo em que vivemos. O aluno desenvolve a habilidade de articular o raciocínio, a sua criatividade e, consequentemente, aumenta seu interesse e motivação de aprender. É círculo virtuoso, que ajuda reter o conhecimento e gostar de aprender.

Incentivar a criatividade dos infantes tem outro aspecto bastante importante e positivo, pois aumenta a auto-estima dos pequenos. Ao encenar uma peça de teatro ou criar seus próprios trabalhinhos de arte, a criança sente que suas idéias, que seu mundo interior são valorizados, e que é gratificante externar seus pensamentos.
↑ VOLTAR AO TOPO ↑


↑ VOLTAR AO TOPO ↑