shutterstock_103922066

Descobrir a gravidez não é tão trivial como pode parecer. Se você não está tentando engravidar, há ainda mais chance do início da gestação passar desapercebido. Há mulheres demoram para descobrir que um bebê está a caminho, e só passam a desconfiar com alguns meses de gravidez, o que não é o ideal, pois é importante buscar o acompanhamento médico, fazendo o pré-natal desde cedo (seguir uma dieta mais adequada para a gravidez, controlar a glicose no sangue e a pressão arterial, evitar o cigarro, o álcool, principalmente nos primeiros três meses de gestação).

Para saber se você está grávida, é preciso identificar uma série de sintomas iniciais, que muitas vezes pode se confundir com as sensações típicas do período pré-menstrual. Os enjoos são o sintoma mais claro de que um filho pode estar a caminho. Se você está sentindo mais fome que o normal, que faz com que se levante no meio da noite para fazer uma boquinha, este também é um indício importante, assim como a maior retenção de líquido, o aumento consistente no peso, e, é claro, o aumento da barriga.

Mas existem mulheres que não ficam enjoadas. Nestas situação, o atraso da menstruação é o principal sinal de alerta, principalmente se o seu ciclo menstrual é certinho, sem atrasos ou interrupções. Na gravidez, o óvulo fecundado fica preso à parede uterina e o sangue da menstruação não desce. Quem tem atividade sexual deve cogitar uma possível gravidez no caso de atraso na menstruação, mesmo que utilize métodos anticoncepcionais, como pílula, tabela, preservativos ou outros.

Certos os sintomas da gravidez são semelhantes aos da menstruação. Como por exemplo, o aumento no volume dos seios, que ficam também mais sensíveis. No caso da menstruação, estes sintomas desaparecem ao fim do ciclo. Outros sintomas comuns são os sangramentos vaginais leves, semelhantes aqueles do início da menstruação, as cólicas, o cansaço e a sonolência. Tanto as mulheres grávidas, como as que estão menstruadas tendem a sentir mais cansaço também.


Finalmente, se você está realmente desconfianda que está grávida, a melhor maneira para tirar esta dúvida, é ir até a farmácia mais próxima e fazer um testes de gravidez. Acredite, estes testes são bastante precisos! O passo seguinte é fazer uma consulta ao ginecologista e um teste em laboratório, principalmente se o teste de farmácia der positivo.

↑ VOLTAR AO TOPO ↑


Receba o nosso conteúdo direto no seu email!

↑ VOLTAR AO TOPO ↑