Freitas

Freitas é um sobrenome de origem portuguesa e significa “aquele que mora em região de pedreira”.



Origem e significado do sobrenome Freitas



Freitas é um sobrenome que tem origem portuguesa e significa “aquele que mora em região de pedreira” ou “pessoa que vem de um local cheio de rochas”. Consiste em um toponímico, pois possui derivação da palavra em latim “fracta”, que quer dizer “quebrado” ou “pedras”.



A origem desse sobrenome provavelmente tem relação com uma localidade onde havia muitas pedras quebradas ou então alguma pedreira que foi explorada. Fontes também indicam que tenha origem da palavra “fractus”, que poderia trazer o sentido de “brecha” ou então “desfiladeiro”.



A procedência da família Freitas vem de Diogo Gonçalves de Urrô, que teve participação na batalha de Ourique, onde acabou morrendo. O primeiro a usar esse sobrenome foi o seu filho, D. João de Freitas, no ano de 1164, sendo então passado para os seus descendentes. Ele teve participação na guerra, onde o exército mouro foi vencido pelas tropas portuguesas. Após a vitória, D. Afonso proclamou-se rei de Portugal e, ainda durante o seu reinado, João Dias de Freitas acabou recebendo o Paço de Freitas.



Todos os Freitas originam-se João Dias de Freitas, que adotou esse sobrenome por ser o senhor da Terra de Freitas. Por esse motivo, a família Freitas teve uma mesma origem, apesar de atualmente, existirem diversas ramificações.



Há também uma família de origem alemã que, ao se estabelecer no Brasil, adotou o sobrenome Freitas. Seu sobrenome de origem era Freitag, vindo da palavra alemã “frei”, que quer dizer “livre” e a palavra “tag”, que tem o significado de “dia”, ou seja, significa “dia da liberdade”. Conforme imigrou para outros países, esse sobrenome passou por diversas alterações, como na Inglaterra, onde recebeu a variação Freiday e no Brasil, Freitas.



O brasão da família Freitas é formado por cinco estrelas com seis pontas douradas sobre um escudo vermelho. Também são encontradas outras versões do brasão, que possuem diferentes origens. Porém, esse é o aceito como o original. De acordo com documentos procedentes de Portugal, foi entregue pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Isso faz do sobrenome Freitas um dos mais antigos de Portugal.



Algumas personalidades que possuem esse sobrenome são o ator, humorista e produtor Nelson Freitas Junior (1862 -). Além disso, podemos citar a atriz e modelo brasileira Fernanda de Freitas (1980 -). Há também o pugilista Acelino “Popó” Freitas (1975 -), tetracampeão mundial em duas categorias de boxe. Popó também se candidatou a Deputado federal pelo Estado da Bahia, mas acabou não sendo eleito.




Outros Nomes: Rosana | Anami | Gabriel | Bensabat | Irina | Yeva | Kalebe | Filomena | Carter | Marcos |