Neto

Neto é um sobrenome de origem portuguesa e significa “filho da avó”.



Origem e significado do sobrenome Neto



Neto é um sobrenome de origem portuguesa que significa “filho da avó”, “pessoa séria” ou ainda “variação de Nero”. Além da origem portuguesa do sobrenome, há fontes que defende que tenha uma origem espanhola.



De acordo com historiadores, a origem do sobrenome Neto vem de uma maneira usada por famílias portuguesas para fazer uma homenagem aos sus antepassados, nomeando os avôs paternais. O provável é que o antepassado consistia no fundador do tronco familiar, o que o torna um sobrenome patronímico.



Há fontes que revelam que o sobrenome  Neto seja uma forma reduzida de nomes próprios e até mesmo de outros sobrenomes que apresentam a terminação “neto”, como no caso de Brunetto, Leonetto e Antonetto, entre outros.



Os primeiros registros encontrados do uso de Neto como um sobrenome datam dos séculos XI e XIV, sendo encontrados tanto em Portugal como na Espanha. Além disso, esse sobrenome também é usado como um apelido, sendo a forma “Netinho” uma variação carinhosa.



No Brasil, o sobrenome já era encontrado no século XIX, quando era mais comum ser usado com a grafia Netto, escrito com dois “t”. Porém, as famílias passaram a usar a grafia oficial Neto, como constavam nos registros. Apesar disso, ainda é possível encontrar pessoas que apresentam o sobrenome “Netto”.



O brasão da família Neto é simples em comparação aos outros que pertencem às famílias italianas. Ele apresenta as cores azul, vermelho, verde e amarelo. No centro do brasão há um escudo com fundo em xadrez, que possui as cores azul e vermelho. No meio do escudo há a letra N, sendo uma referência à primeira letra do sobrenome. Por trás do escudo há duas espadas que se cruzam e ele é também rodeado por folhagens verdes.



Numerologia do sobrenome Neto



Expressão do destino: O sobrenome Neto recebe o número 9, o que apresenta alguém que mantém os pés no chão. A pessoa que leva esse sobrenome não vive presa ao passado e também não cria expectativas para o futuro, vivendo o dia de hoje com energia e determinação. Gosta de boas conversas e de conhecer sobre os mais variados assuntos.



Desejo do coração: O sobrenome Neto recebe o número 11, indicando pessoas que possuem consciência de que estão nesse planeta por um motivo. Vivem de modo equilibrado e são muito generosas com aqueles que precisam de sua ajuda. O ponto negativo de sua personalidade é que tendem a ser indecisos e vulneráveis, além de se sentirem solitários mesmo na presença de outras pessoas.





Outros Nomes: Yasmine | Harriet | Jaine | Marion | Saul | Raffaela | Graziela | Kathy | Mia | Francesco |