Lira

Lira é um sobrenome cujas as origens não são bem claras e definidas na história. Porém, têm-se registros que esta origem é muito antiga e teve início na França, na Ilha de Mann, entre os anos 900 e 1100, e por este motivo recebeu o nome de Mannanamm Lir, permanecendo desta forma escrita até os séculos VI e VII. Outra possível versão para a origem do sobrenome Lira está que surgiu no norte de Portugal, com adaptação para a forma escrita em língua galego.



O que tem sido especulado é a respeito da possibilidade da origem na Ilha de Mann, na paróquia de "Lira", em Salvatierra, no partido judicial de Ponteareas (Pontevedra). Neste momento apareceu uma dúvida a respeito deste surgimento, e tornou estas fontes incertas, pois nesta época a maioria das pessoas com o sobrenome Lira viviam na Província de Navarra, que fica localizada na Espanha. Podendo pensar-se então que, o sobrenome pode ser de origem espanhol, e não francês.



A Ilha Mann - onde há indícios que surgiu o sobrenome da família - assim como outros assentamentos irlandeses, ainda conserva as tradições que foram colônias de vendas, os quais há outros sobrenomes que parecem ser de origem grega ou francês, assim como “Lira”. A possibilidade de que os gregos chegaram para o norte da Europa naquela época não é de se estranhar, e volta-se a origem francesa do sobrenome “Lira”. Como dito no início, as origens do sobrenome da família Lira não são bem claras. 



Quanto às formas escritas, na Espanha, o sobrenome Lira é escrito como "de Lira", como na França, onde, durante o século X variou de "Lir" para "Lira", e para "Lire" ou "Liranus", e onde chegou a ser "Delir". Na Irlanda se escreve assim: "Ab Lir", "de Lir", ou "Mac Lir". Na Grécia, Lira é o nome que se deu a uma segunda língua que se fala no país, que também é referida como “Liras”.



O sobrenome Lira é bastante comum em todo o mundo. De acordo com o jornal CNN, por exemplo, nos Estados Unidos, este é o 3116º sobrenome mais comum que há no país. No país americano existem, em média, 10655 pessoas com o sobrenome Lira. Ainda de acordo com a CNN: 9,52% dos americanos com o sobrenome Lira são brancos; 0,32% dos americanos com o sobrenome Lira são negros; 0,7% americanos com o sobrenome Lira são uma mistura de duas ou mais raças; 088,50% dos americanos com o sobrenome Lira são latino-americanos. É bastante gente!



Já aqui, no país do futebol, Lira não é um sobrenome tão fácil de encontrar. Os Lira chegaram ao nosso Brasil por volta de 1559, durante a invasão holandesa, e destinaram-se para o Nordeste. Das famílias que chegaram aqui, algumas eram nobres, porém vinham em busca de novas terras, ouro e buscavam riquezas. Atualmente, conforme os registros do IBGE, a maioria dos descentes desta valiosa família se encontra nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.




Outros Nomes: Grania | Jerusa | Marcelino | Lopes | Márcio | Elza | Ramos | Castro | Ludmila | Cordel |