Dos Santos

Dos Santos é um sobrenome de origem italiana e significa “todos os santos”.



Origem e significado do sobrenome “dos Santos”



Santos é um sobrenome que possui sua origem no idioma italiano e significa “todos os santos’. O sobrenome “Santi” tem origem na nobreza italiana, que detinha maior uso desse sobrenome. Sua origem pode também vir do latim “Sanctorum”, que quer dizer, literalmente, “dos santos”. A maioria dos historiadores aceitam que a sua origem possua uma relação com a nobreza e também ao catolicismo.



Na França, ele era inicialmente usado com significado religioso para nomear as pessoas que haviam nascido no primeiro dia do mês de novembro, o Dia de Todos os Santos. Também era comum nessa época dar esse sobrenome para crianças bastardas.



É um dos mais antigos sobrenomes de Portugal. Um dos registros mais antigos encontrados referente a esse sobrenome pertence ao religioso Martinho do Santos, um português que faleceu no ano de 1571.



Consiste em um sobrenome muito comum no Brasil. Há historiadores que defendem que ele passou a ser adotado por portugueses que, ao se estabelecerem na Bahia (ao princípio chamada de Real província da Bahia de todos os Santos), era usado para indicar que a pessoa habitava na província da Bahia.



Algumas fontes associam a sua origem voltada para a região de Serra de Los santos, que fica localizada em Andaluzia. Esse sobrenome também foi amplamente usado durante o período da Inquisição por judeus, quando foram obrigados a se converter ao catolicismo. As variações de Santos encontradas em outros países são Santero, Sante, Santoro e Santerio.



A variação “dos Santos” é muito comum de ser encontrada. Segundo algumas fontes indicam, o motivo disso é porque ele era dado para mulheres que já possuíam esse sobrenome e, quando se casavam com homens que também tinham esse mesmo sobrenome, adotavam a denominação “dos Santos” para evitar que o seu sobrenome viesse a se tornar “Santos e Santos”. Nos países de origem castelhana, ele pode apresentar a partícula “De Los Santos”.                                                                                  



O brasão da família Santos possui certas variações, dependendo do país onde é encontrado.



Entre as personalidades com esse sobrenome está o jogador de futebol Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro (1985 -), mais conhecido apenas como Cristiano Ronaldo. Outra personalidade é a ex-ginasta brasileira Daiane dos Santos (1983 -), sendo a primeira a conquistar uma medalha de ouro num Campeonato Mundial. Há também o lendário jogador de futebol Mané Garrincha (1933 – 1983), cujo nome completo é Manoel Francisco Dos Santos.




Outros Nomes: Mello | Christiane | Magda | Edgard | Leona | Izabela | Adrielli | Marli | Guerreiro | Da Costa |