de Lima

De Lima é um sobrenome de origem portuguesa e significa “cercas que protegem as fronteiras”.



Origem e significado do sobrenome “de Lima”



“de Lima” é um sobrenome português que quer dizer “cercas que protegem as fronteiras”. De acordo com fontes encontradas, a palavra “lima” pode ter origem no latim “limes”, que se referem a cercas que eram usadas para a proteção de fronteiras ou fortificações na Roma Antiga. Por esse motivo, a palavra trazia o significado de “limite”.



Também é possível que esse sobrenome tenha vindo do português “Límia” que, por sua vez, tem origem em uma palavra celta que significa “esquecimento”. Essa palavra deu origem ao nome do Rio Lima que, segundo conta a lenda, fazia com que as pessoas que o atravessem se esqueçam de tudo o que já viveram. Essa lenda acabou sendo desmitificada pelo general Decinus Junius Brutus que, após atravessar esse rio, teria chamado todos os soldados pelo nome.



A primeira pessoa registrada com o sobrenome “de Lima” foi D. João Ferandes de Lima, o Bom. Ele passou a usar esse apelido por ter vindo das terras de Lima na Galiza.



Brasão mais antigo da família “de Lima” é na cor dourada, apresentando três palas. A primeira é dourada, com quatro palas em vermelho. A segunda está dividida em dois, sendo: a primeira prateada com a representação de um leão púrpura armado e lampassado de vermelho. A segunda é prateada, apresentando três faixas de xadrez dourado e vermelho. O timbre é formado pelo mesmo leão púrpura que está representado no escudo.



Uma personalidade com a variação do sobrenome “de Lima” é a cantora Sandy Leah Lima (1983 -), ou simplesmente Sandy, que fez muito sucesso desde a infância ao lado do seu irmão Júnior (1984 -), cujo nome completo é Durval de Lima Júnior.



Outra pessoa conhecida com esse sobrenome é a atriz e apresentadora Fernanda Lima (1977 -), que fez sucesso como apresentadora através da sua carreira na MTV. Seu nome de batismo é Fernanda Cama Pereira Lima.



Numerologia do sobrenome “de Lima”



Expressão do destino: O sobrenome “de Lima” recebe o número 5, o que define pessoas que não têm medo de arriscar. Lutam pelos seus ideais e enfrentam os obstáculos para alcançar aquilo que desejam. Não gostam de pessoas fúteis e detestam fofocas. Um ponto que precisa dar atenção é em sua mania de ser mandão, o que passa uma imagem arrogante para aqueles à sua volta.



Desejo do coração: O sobrenome “de Lima” recebe o número 6, o que apresenta pessoas que são bastante apegadas à família. Gostam de estar em ambientes harmoniosos e cheios de paz e nunca perdem a chance estar sozinhos consigo mesmos para poderem recarregar as próprias energias. Não são de ficar lamentando pelo que não deu certo e estão sempre em busca de se aprimorar, seja profissionalmente ou espiritualmente.





Outros Nomes: Paraty | Marie | Larisa | Marceline | Telma | Niall | Suzany | Emanuelly | Emma | Efrata |