Ágata

Ágata é um nome de origem grega. ´É, portanto, um nome originariamente grego e cuja origem é bastante antiga. É consideravelmente usado, em diversas partes do mundo, principalmente no Brasil e países de língua inglesa.



Etimologia do nome Ágata



O nome Ágata é um nome, como foi dito anteriormente, originado do grego, alias, da nome de origem grega “Agathe”,que por sua vez é um nome derivado da palavra “Agathos”.     



Significado do nome Ágata



O nome Ágata, conforme já foi explicado, tem uma origem grega e significa “bom”, “boa”, “bondosa”, “bondoso”, “respeitável”, “virtuosa”, “perfeita”. É um nome que remete à bondade, caridade, virtude, respeito, generosidade, dons, perfeição.



O nome Ágata e a numerologia



De acordo com os estudos da numerologia, a pessoa de nome Ágata é uma pessoa de uma personalidade muito forte, firme, marcante, aquele tipo de pessoa que tem muita presença.



É uma pessoa que costuma também ser muito impulsiva, impetuosa, intensa. Ela não se deixa dominar de modo algum e é bastante desapegada. Apesar dessa personalidade bastante forte, não é uma pessoa de temperamento difícil, muito pelo contrário: é uma pessoa muito bondosa e tranquila e que está sempre disposta a ajudar as outras pessoas.



Seu número é o número 1, o que confere a ela grandes talentos para a liderança, para o comando, para as instruções de outras pessoas. É uma pessoa que não se abala com as críticas negativas das outras pessoas e tampouco se abala quando surge alguma pessoa quer prejudica-la.



O nome Ágata e pessoas ilustres



Há uma santa de origem da Península Itálica, que viveu no século 3 e foi muito perseguida e posteriormente morta por pessoas que eram aversas aos cristãos e os matavam. Seu nome era Ágata.



Há uma escritora internacional muito famosa, Agatha Christe, enormemente conhecida por seus romances policiais.



Apelidos e variantes para o nome Ágata



Ágata, Agatha, Aghata, Aghatha, Gata, Tatinha, Agatinha, Hagata, Hagatha



Classificação do nome Ágata



Ágata é considerado um nome diferente e de certa forma um tanto comum e relativamente conhecido. Sua escrita não é algo complexo, mas é frequentemente confundida ou gera dúvidas quanto a necessidade ou não de acento, de mais uma letra complementando, entre outras coisas. Sua pronúncia tem dificuldade leve a mediana, segundo alguns estudos. É um nome próprio, usado por mulheres. É uma palavra classificada como sendo do gênero feminino.




Outros Nomes: Pavlov | Nicollas | Roberta | Raphaelle | Xuxa | Stefany | Hannah | Laguna | Solange | Jaciara |