Porto

Porto é um sobrenome que está ligado à história de uma cidade de Portugal: A Cidade do Porto. Seu significado é "nativo do Porto". A localidade está situada ao noroeste do país, às margens do Rio Douro, na costa do Atlântico, no porto de pesca, e é capital da área metropolitana Porto de Portugal. É um local muito famoso pelos seus vinhos. É também a cidade que deu nome ao país de Portugal (200 a.C), no tempo em que ainda se chamava Portus Cale. Assim compreende-se que o sobrenome Porto deriva do nome do lugar onde viviam os membros da família daquela época.



Uma curiosidade a respeito da Cidade do Porto é sobre os judeus que ali viviam. A cidade tinha um bairro bastante famoso, que durante os séculos XV e XVI abrigava este judeus, e era conhecido como "o bairro judeu".



Na época, o judaísmo era proibido e assim os judeus eram forçados a se converter ao cristianismo e precisavam praticar sua fé em segredo. Se eles fossem descobertos pela Inquisição (da Igreja Católica), teriam um triste fim. Então os judeus eram forçados a abandonar o judaísmo contra a sua vontade, e tiveram então que deixar suas práticas religiosas sob muita pressão espanhola e portuguesa. A Igreja Católica realizava conversões em massa dos judeus na Espanha e em Portugal nos séculos XIV e XV.



A primeira pessoa a passar a usar o sobrenome Porto foi Dom Pedro Vianna Porto, pois ele morava na Cidade do Porto com divisa para a Vila Nova de Gaia. Era um fidalgo e Juiz da Suprema Corte de Portugal.



O nome “Porto” significa "nativo do Porto", que em Português de Portugal, quer dizer "lugar de abrigo", “proteção”. Na Itália, o sobrenome sofreu uma adaptação para o italiano, ficando das seguintes maneiras: "Di Porto", "Da Porto", "O Porto" e também tem a forma "Porto". No Brasil, permanece da mesma forma que o Português-irmão.



Um estudo realizado pelo jornal americano CNN, nos Estados Unidos, este é o 10634º sobrenome mais popular. Lá existem 2764 pessoas que se assinam Porto. As porcentagens no país ianque, de acordo com a pesquisa da CNN, ficam assim: 075,2% dos americanos Porto são brancos; 0,47% dos americanos com o sobrenome Porto são negros;0,018% dos americanos com o sobrenome Porto são asiáticos; e 20,55% dos americanos com o sobrenome Porto são latino-americanos.



No Brasil, a numerosa família Porto está hoje situada, em maior parte nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, em São Paulo, no Rio Grande do Sul e alguns estados da região Nordeste.




Outros Nomes: Silas | Lavínia | Yara | Matias | Joseane | Farias | Hermione | Marvin | Micaella | Asafe |