Brandão

Brandão é um sobrenome de origem portuguesa e significa “iluminado”.



Origem e significado do sobrenome Brandão



Brandão consiste em um sobrenome de origem portuguesa e quer dizer “iluminado”, “purificado”, “príncipe” ou ainda “o portador da espada”. O provável é que Brandão venha do termo germânico “brand”, que quer dizer “fogo”. Por esse motivo, esse sobrenome carrega em si o sentindo de iluminação e purificação, sendo a sua origem relacionada a pessoas que são distinguidas por conta de sua instrução.



No idioma português, a palavra “brandão” traz o significado de “tocha”, “vela” ou fogaréu”. Há indícios de que o sobrenome tenha se originado do nome próprio “Brandanus” ou “Brendanus”, na região norte de Portugal, passando a ser usado com um sobrenome com o tempo. De acordo com essa teoria, o sobrenome é considerado um patronímico, já que vem de um nome próprio. 



Porém, fontes também indicam que o sobrenome Brandão possa ser uma versão portuguesa do nome “Branden”, que é originado do nome irlandês “Bréanainn”. Esse nome, por sua vez, vem da palavra galesa que quer dizer “príncipe”. Além disso, essa origem também remonta a uma associação que demonstra uma distinção relacionada à nobreza.



Outra origem associada a esse sobrenome é que ele vem da palavra “brend”, que quer dizer “o portador de espada”. Existe a dúvida se a família Brandão tem descendência portuguesa ou de imigrantes, já que há fontes que associam a sua origem à Inglaterra.



O brasão da família Brandão é formado por um escudo azul, onde estão representadas cinco velas acesas, duas acima, uma ao meio e duas abaixo. Já o seu timbre consiste em três velas cruzadas, que são semelhantes às velas que se encontram dentro do escudo.



Uma das personalidades conhecidas que carregam o sobrenome Brandão está a cantora e compositora Leci Brandão (1944 -), que foi também eleita deputada Estadual em São Paulo no ano de 2010.



Numerologia do sobrenome Brandão



Expressão do destino: O sobrenome Brandão recebe o número 1, o que revela pessoas que vivem em busca de prazeres, mas que sabem manter o pé no chão em relação à segurança financeira. Aprendem as coisas em seu próprio ritmo, detestando quando são pressionadas. Possuem uma ótima memória e são capazes de se adaptar facilmente às situações. As pessoas que carregam o sobrenome Brandão podem se mostrar muito teimosas e também exigentes.



Desejo do coração: O sobrenome Brandão recebe o número 8, o que apresenta alguém que não sabe muito bem como lidar com os próprios sentimentos. Costuma se apaixonar facilmente, mas quando ama é pra valer. Gosta de assuntos relacionados à espiritualidade e tem a tendência de ser uma pessoa bastante profunda. Um ponto negativo da sua personalidade é o ciúme das pessoas que lhe são queridas e a fata de capacidade de se expressar.




Outros Nomes: Isabella | Audrey | Lemos | Isabel | Rosana | Rafaella | Kalebe | Emaci | Suzana | Ana Lucia |