Cardoso

Cardoso é um sobrenome de origem portuguesa e significa “terreno cheio de cardos”.



Origem e significado do sobrenome Cardoso



Cardoso vem do idioma português e possui o significado de “terreno cheio de cardos” ou “pessoa que habita em lugar abundante em cardos”. Consiste em um sobrenome toponímico, o que significa que possui origem geográfica, assim como a grande maioria dos sobrenomes. Seu surgimento vem da expressão “terreno cardoso” ou “chão cardoso”, ou seja, “cheio de cardos”.



O “cardo” consiste em um tipo de planta que é uma variação da alcachofra que, apesar de sua bela aparência, não apresenta muita utilidade. Por essa razão, muitas vezes é considerada uma praga. A flor do cardo é representada no brasão da família Cardoso, além de ser a flor nacional da Escócia.



O sobrenome pode ser encontrado tanto na forma Cardoso como Cardozo, sendo a segunda forma a menos encontrada. Trata-se de um sobrenome popular no Brasil, devido à colonização e imigração. Na Espanha, também é encontrado na forma variada Cardo.



Apesar de evidências indicarem que o sobrenome Cardoso já era encontrado no ano de 1170, a sequência de gerações é apenas conhecida após Dom Hermigo Cardoso, cuja família possuía a Quinta do Cardoso. Ela ficava localizada em São Martinho de Mouros em Portugal, na época do rei Dom Afonso III.



Também há fontes que associam a origem do sobrenome ao judaico, vindo de comunidades judaicas localizadas na Espanha e em Portugal.



O primeiro brasão da família Cardoso está registrado no livro da Torre do Tombo, e foi entregue no ano 1261. O brasão é formado por um escudo de cor vermelha, com um cardo prateado florido ao centro, apresentando duas flores, uma acima da outra. Ele é segurado por dois leões dourados, um de cada lado.



O segundo brasão foi concedido a Pêro Cardoso no ano de 1573, por ter prestado serviços para o rei Rodolfo da Hungria. Esse brasão possui a cor azul de fundo, com um dragão dourado de um lado e do outro um grifo também dourado. Os dois animais parecem estar se enfrentando.



Algumas das personalidades que levam esse sobrenome são o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1931 -), que presidiu de 1995 a 2003. Outra personalidade é a atriz Laura Cardoso (1927 -), cujo nome verdadeiro é Laurinda de Jesus Cardoso Belaroni. Ela atuou em inúmeras novelas de grande sucesso, além de também atuar no teatro, recebendo, inclusive, a Ordem de Mérito Cultural.





Outros Nomes: Kelika | Paneki | Rafaella | Emma | Teolinda | Accioli | Thais Helena | Ana Laura | Tecoara | Flávio |