Abreu

Abreu é um sobrenome de origem germânica e significa “aquele que anuncia a graça”.



Origem e significado do sobrenome Abreu



Abreu vem do germânico “Avredo”, que tem a sua origem do termo gótico “awi”, que quer dizer “graça”, junto à palavra “red”, quer dizer “dar” ou “proferir”. Por esse motivo, pode ser interpretado como “aquele que anuncia a graça” ou “aquele que concede graça”.



Há também a hipótese de que Abreu tenha surgido em Portugal, sendo então classificado como um toponímico, o que quer dizer que possui uma origem geográfica. Essa teoria sugere que o sobrenome veio de uma região de Portugal onde as pessoas se referiam aos seus moradores como “Fulano de Abreu”, passando a ser usado como um sobrenome com o passar do tempo.



Indícios também sugerem que Abreu pode ter se originado do nome Abrão, que significa “pai de muitos”. Também já foi encontrado como forma abreviada em registros portugueses antigos da expressão “Abrão, o Hebreu”.



Há ainda uma remota possibilidade de que seja associado a uma cidade francesa chamada Évreux, sendo Abreu uma adaptação recebida pelos nobres portugueses.



O sobrenome Abreu chegou à Espanha por volta do século VII, onde foram encontrados registros de um bispo que levava esse sobrenome. Mas tarde chegou a Portugal, onde um dos fidalgos que primeiro recebeu esse sobrenome foi Gomes de Abreu, que habitou na Quinta de Abreu. Ele viveu na mesma época do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques (1139 – 1145).



A família Abreu tornou-se uma importante família em Portugal, conquistando muitos bens e prestígio. Também há registros históricos que indicam que Abreu era um sobrenome de uso exclusivo da nobreza portuguesa.



O brasão que pertence à família Abreu é formado por um escudo de cor vermelha, apresentando cinco asas douradas, com duas de cada lado e uma na região central.



Entre os famosos que levam esse sobrenome está o ator José de Abreu (1946 -), que atuou em diversas novelas e séries de sucesso, sendo a maioria de delas na emissora Rede Globo.



Outra pessoa famosa com esse sobrenome que também seguiu a carreira artística é a atriz Claudia Abreu (1970 -), que também já participou de várias novelas na Rede Globo.



Numerologia do sobrenome Abreu



Expressão do destino: O sobrenome Abreu recebe o número 11, o que indica uma pessoa com personalidade gentil e compreensiva. Aqueles que levam esse sobrenome geralmente possuem a capacidade de se adaptar facilmente às mais variadas situações. Por se tratar de uma pessoa diplomática, acaba sempre buscando seus objetivos sem com isso precisar entrar em conflito com as pessoas ao seu redor desnecessariamente.



Desejo do coração: O sobrenome Abreu recebe o número 9, referindo-se a alguém que acredita que o amor e a compreensão são os caminhos que levam às causas maiores. São pessoas pacientes e que gostam de cooperar. Apesar disso, possuem lados negativos como todo mundo, sendo por vezes inseguros, indecisos e com a propensão a se tornar alguém dependente e submisso.




Outros Nomes: Ferrari | Tecoara | Fagner | Rute | Letícia | Marcela | Bella | Valdir | Cauan | Irma |