Dicas para cuidar do seu cachorro ou gato

Saiba quais os cuidados especiais você deve ter com o seu bicho de estimação.

shutterstock_117666589
Os animais de estimação estão presentes na casa de muitas famílias. É normal ver pessoas adotando um bichinho, seja para fazer companhia a si próprio ou para brincar com seus filhos. Muitas vezes eles acabam virando até um membro da família, por se tornarem tão especiais. Os gatos e cachorros são os que mais marcam presença nas casas, e é preciso ter alguns cuidados especiais com eles para que possam viver bem.

A alimentação dos seus pets é um dos pontos mais importantes para que eles estejam sempre saudáveis. Certifique-se de comprar ração de qualidade, para que eles possam obter todas vitaminas necessárias. Muitas pessoas possuem o hábito de dar a sua própria comida para os animais, porém isso deve ser evitado ao máximo, pois este tipo de alimento possui certos nutrientes que podem ser prejudiciais para seu cachorro ou gato.

Se você possui gatos e cachorros convivendo juntos, comece a alimentar os dois separadamente. Muitos cachorros gostam da ração para felinos, e por isso, normalmente acabam comendo tudo e deixando o seu gato sem nada. Então procure colocar a comida do gato em um lugar mais alto, onde o cachorro não alcance. Você pode ainda utilizar um cômodo ao qual o seu cão não tenha acesso, para que seu gato possa comer tranquilo.

É necessário também levá-lo para fazer exames regurlamente com o veterinário. Dessa forma você fica sabendo se está tudo correndo normalmente com a saúde do seu bichinho, e se tiver algum problema, poderá começar a tratar desde o inicio para que não se agrave. Tente fazer pelo menos uma visita por ano, assim é possível saber como está a nutrição dele, fazer controle de peso, e tomar todas as vacinas necessárias.

É importante não esquecer do banho dos seus pets. Para cuidar da limpeza deles, existem diversos shampoos que são próprios para a higienização do pêlo deles. Este passo é necessário também para evitar o surgimento de pulgas e carrapatos. Cuidando direito dos seus animais de estimação, eles viverão sempre saudáveis e divertindo a sua casa.