Sonhei
Sonhei: Guia de Interpretação dos Sonhos
Dicionário dos Sonhos: 
Perguntas e Respostas

P. Porque há mais de um significado para uma mesma ação ou objeto?

R. Porque depende inteiramente do contexto em que cada elemento aparece no sonho. Por exemplo, se o que mais chamou atenção no sonho foi o fato de ABRIR uma janela, não importando que janela fosse, então a ação de ABRIR é o mais importante e tem uma significação própria. Mas se o elemento primordial era uma JANELA em si, que então foi aberta no sonho, a JANELA é o mais importante e terá uma outra maneira de ser interpretada.

P. Porque muitas vezes não lembramos dos nossos sonhos?

R. Isso é bem comum de acontecer. Logo após acordarmos já ocupamos a mente com outros pensamentos do dia-a-dia. Por isso é importante anotar seus sonhos logo que acordar, como mostrado em Como Interpretar Seus Sonhos.

P. Porque quando sonhamos com uma pessoa, a mesma não tem o mesmo sonho?

R. Os sonhos, em geral, são uma experiência individual, abrindo um caminho para o interior de cada um.

P. Há um tempo previsto para os sonhos acontecerem na realidade?

R. De modo geral, não há um "prazo" ou "data" para a interpretação de um sonho, seja ele premonitório ou não. O mais importante é observar os fatos do seu dia-a-dia com atenção, pois é muito comum o fato concretizado passar desapercebido.

P. Porque tenho sonhos que se repetem?

R. Sonhos recorrentes podem ser um sinal de algo pendente que precisa ser solucionado. O sonho se repetirá sempre que o problema estiver em evidência na sua vida.

P. Sonhar com alguém indica que o sonho tem relação com aquela pessoa?

R. Não necessariamente. Uma pessoa conhecida pode representar um conjunto de valores ou sentimentos, como respeito, segurança, preguiça, medo, etc. Ou seja, a pessoa em si seria apenas mais um dos símbolos no sonho.

P. Qual a diferença entre sonho e projeção astral?

R. Na "projeção" ou "viagem" astral, caso seja possível realizar tal feito, crê-se que a pessoa consiga levar sua consciência ou espírito para longe do corpo. No sonho a jornada é no próprio inconsciente do indivíduo.

P. Porque sonho à noite com coisas que aconteceram durante o dia?

R. É um mecanismo de sua própria mente, que dessa forma processa e assimila as experiências vividas.

P. Gostaria de saber se realmente os sonhos sendo devidamente interpretados podem ajudar a gente a ganhar em loterias e jogos em geral?

R. Relacionar sonhos a jogos de azar quase nunca proporciona interpretações claras ou satisfatórias, por isso desencorajamos avaliar os sonhos por esse espectro.

P. Como não ter pesadelos com um filme ou algo ruim que presenciei?

R. Antes de dormir se distraia com algo agradável, lendo um pouco ou ouvindo música, assim não levará para a cama as experiências que teve nas horas anteriores.

P. Eu sonho todos os dias, em colorido ou preto e branco, e de todas as formas. Isso é normal?

R. Cada pessoa sonha de um modo diferente, próprio. Não existe um modo "normal" de sonhar.

P. Tenho sonambulismo: ando, converso, tomo banho, escovo os dentes ainda dormindo. Isso pode ser por causa dos sonhos que tenho?

R. Talvez, mas seria recomendável o acompanhamento por um profissional da saúde, das áreas de psicologia ou psicanálise, pois poderão pessoalmente analisar essas questões.

P. Às vezes sonho, acordo durante a noite e ao voltar a dormir retomo o sonho de onde havia sido interrompido. Isso é comum de acontecer?

R. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, onde o sonho se passa em "capítulos", até mesmo de uma noite para outra. Isso nada mais é do que o inconsciente tentando concluir algo que ficou pendente.

P. Tenho medo de sonhar, medo de que os sonhos ruins se concretizem.

R. Não é preciso temer os sonhos, pois eles sempre podem ser fonte de ajuda para você se conhecer melhor e vencer seus medos.

P. Todo sonho é premonitório?

R. Nem todos os sonhos são premonitórios, mas os que são merecem atenção diferenciada, como mostrado no artigo Os Sonhos e a Adivinhação.

P. Tenho sonhos confusos, pois parece que são vários sonhos juntos, as histórias, pessoas e lugares nos sonhos parecem se misturar.

É desse modo que muitas pessoas sonham, e por isso é importante anotar o máximo de detalhes que conseguir se lembrar, para assim poder correlacionar de maneira satisfatória os elementos do sonho.

P. Do ponto de vista científico, qual livro seria recomendável ler?

R. Recomendamos "A Interpretação dos Sonhos", de Sigmund Freud.

P. Porque em determinados sonhos não consigo enxergar direito ou correr quando estou em perigo?

R. Isso pode ser apenas decorrência da posição em que se encontra dormindo, com pernas ou braços dormentes ou pálpebras grudadas, afetando o sonho. Mas, dependendo do contexto que acontecem no sonho, podem sim ter significação simbólica.

P. Porque temos pesadelos?

R. O medo e a ansiedade podem ser os principais causadores de pesadelos. O anseio da realização de algum desejo pode se transformar num terror noturno, assim como o medo da concretização de algum fato também pode produzir pesadelos. Mas como em qualquer sonho, o pesadelo também conterá símbolos e códigos para sua compreensão.

P. Sonho muito com pessoas negras, o que significa?

R. Para haver no Dicionário uma definição para pessoa negra, necessariamente deveria haver para branca, caucasiana, índígena, oriental e assim sucessivamente, ou seja, o grupo étnico de um indivíduo geralmente não é o mais importante num sonho, e sim o contexto no qual aparece.

Ainda não se cadastrou? Então
clique aqui e cadastre-se
Compartilhar







Cadastre-se agora:

 
×