Sanches

Sanches é um sobrenome bem conhecido que surgiu do vocábulo relativo "Sanxo", usado pelos castelhanos e aragoneses de grande nobreza espanhola, o qual mais tarde recebeu a forma de Sanchez. O vocábulo Sanxo, para os castelhanos, significava “santo”, e esta palavra decorria do latim.



Em castelhano, tinha-se o costume de adicionar o sufixo "ez" ao nome do pai para formar o nome do filho. Este então seria o caso de Sánchez, que é um nome relativo do nome Sancho. Mais tarde também se derivaram outros sobrenomes relativos de Sancho, que são: Sáenz, Sáez, Sáinz, Sans e Sanz. Estes hoje também são sobrenomes bem comuns de muitas famílias, assim como Sanches se tornou.



A trajetória da família foi marcada pelo próprio progenitor desta hierarquia, que foi o senhor Rodrigo Sánchez. Ele foi o responsável pela fundação da chamada Casa Solar, descendente dos reis de Aragão (era uma dinastia de monarcas), filho de Don Fernando Sánchez, Conde de Perpignan e Roussillon e afilhado do Rei Pedro. Conta-se que Sancho Sánchez esteve com o Rei Pedro participando da conquista de Barbastro (1100) e, posteriormente, a família Sánchez também esteve junto com o Rei, os quais foram os escolhidos como seus homens favoritos, durante a conquista de Zaragoza e Castela.



Depois da Casa Solar de Rodrigo Sánchez, surgiram muitas outras, construídas pelos Sánchez. Belos exemplos são as Casas de Sánchez de Santander, também em Arnero, Santoña, Quevada e Torrelavega. Pode-se perceber assim como o sobrenome foi expandindo-se, a princípio, pela Espanha. Também surgiram as mansões em Astúrias, localizada na cidade de Cangas de Onis, e têm algumas bem antigas, em Gijón e Ribadesella.



A começar de tempos muito antigos, o sobrenome começou a espalhar-se na Espanha pelo Principiado de Astúrias, em León, Galícia, em Santander, La Rioja, Castilla, Navarra, Aragão, Valência, Murcia e Andaluzia, terminando por ter uma expansão extraordinária por todas as partes da Península. Nestas regiões espanholas, a família deu início a uma grande propagação e aumento de seus integrantes para Portugal e muitos países latino-americanos.



A grande e nobre família Sanchez, de todas as regiões e partes por onde passou com suas batalhas e casas senhoris, atingiu todos os privilégios e nobrezas; passando por cargos honrosos no governo e recebendo honrarias dos reis e até mesmo gentilezas e agradecimentos por suas batalhas e diligências.



Depois da difusão da família, começou-se um processo de criação das linhagens. Cada qual com sua história e localização. Cada linhagem também passou a ter, nos tempos antigos, seus brasões e armas, com suas particularidades representando as marcas daquela descendência de Sánchez.



De acordo com o IBGE, o Brasil também recebeu, no final do século XIX e princípios do século XX os primeiros componentes da família, que ao chegarem se concentraram na região de São Paulo, onde ainda residem. 





Outros Nomes: Coutinho | Robson | Marvin | Jacinto | Mary | Natan | Ubaldo | Igor | Violeta | Camila |