Ramos

Ramos é um nome que surgiu como uma homenagem a festa religiosa de domingo de ramos.



A família Ramos surgiu na região de Portugal e Espanha, homenageando a festa do domingo de ramos, que antecede a festividade cristão da Pascoa, essa data comemora a entrada de Jesus Cristo, de forma triunfal, em Jerusalém.



Uma vez que o nome tem origem em um símbolo religioso, existem diversas famílias que adotaram esse nome ou sobrenome, dessa forma, os descendentes da família Ramos não possuem todos o mesmo laço consanguíneo.



Registros históricos demonstram que o primeiro a adotar o sobrenome foi Manuel Francisco Ramos, em 1649, em Portugal.



O brasão da família ramos teve origem em Portugal e é esquartelado, seu primeiro quadro é em ouro, com um leão na cor vermelha, o segundo e terceiro são vermelhos com um castelo de cor prateada que possui chamas saindo dele, das portas e janelas



Nos dias de hoje, o sobrenome Ramos está presente em grande parte da população brasileira, sendo um sobrenome bastante comum por aqui. Isso ocorre porque o Brasil foi colonizado por portugueses e, como os sobrenomes vieram de outros países, os imigrantes fizeram com os sobrenomes de seu país Natal ganhasse grande popularidade.



Origem da família Ramos



O sobrenome Ramos, significa, à princípio, que a família é procedente de diversos lugares da Espanha ou de Portugal, quando a sua etimologia e significado, o sobrenome deriva do vocábulo Ramo, que tem sua origem no latim “ramus” que quer dizer: rama ou conjunto natural ou artificial de flores e ervas



Segundo historiadores, os sobrenomes Ramos provém da época medieval e tem um forme componente religioso. Durante a Inquisição espanhola, quando os judeus eram obrigados a mudar sua religião pela fé católica, já que se não o fizessem seriam expulsos do local onde moravam ou ainda pior, eram mortos, ao se batizar utilizavam nomes e sobrenomes novos, com origem no catolicismo, Ramos é um dos exemplos dos sobrenomes que surgiram nessa época.



Aqueles que possuem o sobrenome Ramos, em sua grande maioria, podem possuir em sua linhagem antepassados judeus que foram convertidos ao cristianismo.



Por sua origem, diversas linhagens adotaram esse sobrenome e por ocasião das grandes navegações e da colonização de diversos lugares por Portugal e Espanha, ele foi conquistando mais espaço e está presente não só no Brasil, como em vários países da América Latina.




Outros Nomes: Marcos | Paulete | Francisco | Apolo | Geralda | Isar | Kamila | Samira | Ibaretama | Adair |