Monteiro

Monteiro é um sobrenome de origem portuguesa e significa “pessoa que caça nos montes”.



Origem e significado do sobrenome Monteiro



Monteiro é um sobrenome de origem portuguesa, trazendo consigo o significado de “pessoa que caça junto aos montes” ou então “aquele que reside próximo ao monteiro”. Algumas fontes indicam que a origem desse nome é toponímica, contendo como referência pessoas que habitavam próximas a regiões de Portugal conhecidas como “monteiro”.



Outras fontes, porém, associam a sua origem a um nobre apelido que era dado aos caçadores dos montes e oficiais da casa real. De acordo com os historiadores, os funcionários reais se colocavam à disposição para a organização de caçadas, sendo então denominadas pelo apelido Monteiro. A princípio, a família Monteiro era tão conhecida que esse sobrenome era associado ao poder naquela época.



Uma pessoa considerada importante para a disseminação desse sobrenome foi o cavaleiro português Tomé Monteiro, que se tornou uma pessoa de confiança do rei. Ele então recebeu propriedades como recompensa, tornando-se um homem bastante rico e também um cavaleio templário. Um dos seus filhos veio ao Brasil, onde se instalou e teve seus descendentes.



Outros membros ilustres da família Monteiro foram o mestre da cavalaria D. Fernão Rodrigues Monteiro e o fidalgo Rui Monteiro, que viveu durante o reinado de D. Afonso Henriques, no século XII.



A família Monteiro desenvolveu diversas tradições, sendo uma delas a de ter o filho mais velho como o guardador da espada da família. Registros mostram que esse sobrenome existe desde o século XV. Na Espanha, a variação usada desse sobrenome é Montero.



O brasão da família Monteiro é constituído de três trompas de cor preta, que fazem alusão à caça, com detalhes em ouro e cordões da cor vermelha. A cor do escudo é branca e o seu timbre é formado por duas trompas passadas em aspa e com detalhes prateados.



Uma personalidade muito conhecida que carregava esse sobrenome foi o escritor brasileiro José Bento Renato Monteiro Lobato (1882 – 1948), ou simplesmente Monteiro Lobato. Ele se tornou famoso principalmente por seus livros infantis, como Reinações de Narizinho, caçadas de Pedrinho e O Pica Pau Amarelo.



Outra pessoa com esse sobrenome é a atriz Flávia Soares Monteiro (1972 -), mais conhecida apenas como Flávia Monteiro. O seu maior sucesso foi como responsável pelo orfanato da novela infantil Chiquititas, exibida de 1995 a 2001 pelo SBT.




Outros Nomes: Marta | Amapola | Victoria | Afif | Michele | Mikaella | Deborah | Luane | Louise | Carlito |