Mattos

Mattos é um sobrenome de origem portuguesa, que significa "o habitante de uma plantação de árvores". O sobrenome é escrito nas formas "Mato" ou "Matos", e procede do substantivo das línguas galego e português, escrito assim: "mato", "matorral", "espinheiro".



Além dos portugueses e espanhóis, há também judeus com sobrenome Matos, que provém da Península Ibérica (onde se costuma adicionar o "z" ou "ez" ao nome que se dava origem ao sobrenome). Já em Portugal é adicionado a terminação "s" ou "es" para nome que se originava o sobrenome.



Segundo estudos do cronista Motatán, escritor do Diario El Tiempo, foi depois de um demorado processo que o homem primitivo começou a se comunicar por sinais; ou seja, imitando os sons da natureza e da criação de gestos. Isso permitiu que ele pudesse controlar melhor seus sons selvagens e começar a dar origem à voz e à linguagem. Assim, puderam se articular boca, cérebro e linguagem.



É por esses motivos que os primeiros nomes e sobrenomes de famílias foram criados a partir do lugar onde se vivia. Por exemplo: montanha, rio, lago, montenegro, cavernas, riacho, pedra, entre outros. Há nomes que são derivados da flora e fauna: palma, videira, ramos, flores, rosa, lobo, matos, leão, falcão, cordeiro, etc. E é justamente este o caso do sobrenome da família Matos.



Têm-se relatos na história que a primeira pessoa a registrar-se com o sobrenome foi o português Alonso Matos, o qual se mudou para as Ilhas Canárias em 1600, fundando uma das mais importantes descendências que marcaram a história daquele local. Posteriormente os membros da família se espalharam pela Espanha, especialmente pela região de Castela, Extremadura, Astúrias, Andaluzia e Ilhas Canárias.



O sobrenome Matos aparece na história concebido pelo Rei Don Vicente de Cadenas, o que significa que a linhagem Matos tem armas oficiais certificadas pelo Rei de Armas. O código do Rei mostra que a comunidade hispânica é a maior obra de heráldica espanhola, onde os nomes que aparecem com sua heráldica, como Matos, sobrenome em ordem alfabética, com seus escudos.



Ao sobrenome da família Matos também estão agregados milhares de escudos e heráldica a partir de várias seções do Arquivo Histórico Nacional e da Royal Chancelaria de Valladolid, Reunião de Hidalgo e Vizcaya. Em suma, o sobrenome Matos passou por todas as provas de nobreza.



Nos dias de hoje, Matos é um sobrenome bastante conhecido no mundo todo. Existem membros de com mais de 100 anos e há integrantes de famílias Matos que são empresários e comerciantes com grande poder econômico.





Outros Nomes: Teixeira | Maria Aparecida | João Gabriel | Susane | Jhonatan | Natasha | Ibaretama | Francisco | Maria Sophia | Goulart |