Matos

Matos é um sobrenome de origem portuguesa e significa “pessoa que habita em matos”.



Origem e significado do sobrenome Matos



O sobrenome Matos tem origem portuguesa e significa literalmente “mato” ou “matagal”. Por essa razão, o sobrenome Matos é considerado como sendo um toponímico e pode ser interpretado como “pessoa que habita em Matos” ou “habitante de uma plantação de árvores”.



O sobrenome se originou a parir de diversos locais em Portugal que eram chamados de Matos ele apresenta as variações “Mattos” e “Mato”, que vem de um substantivo dos idiomas galego e português: “mato” ou “matorral”. O mais provável é que o apelido tenha sido dado a pastores ou pessoas que habitavam em locais mais arborizados.



A família Matos é considerada uma das mais antigas de Portugal, existindo desde a fundação do reino de Portugal no século XI, sendo descendente dos Reis de Leão. Esse sobrenome foi concedido pelo Rei Don Vicente de Cadenas, apresentando armas oficiais que foram certificadas pelo Rei de Armas.



O sobrenome Matos, além de estar amplamente usado por portugueses e espanhóis, também foi adotado por judeus que habitavam a Península Ibérica, onde era comum acrescentar o final “z” ou “ez” ao nome do que se originavam os sobrenomes.



Como esse sobrenome pode ter vindo de um apelido, não seria correto afirmar que a família tenha origem em apenas um local, mas podem existir diversas famílias Matos espalhadas pelo mundo que não possuem nenhum tipo de parentesco.



Uma das primeiras pessoas que foram registradas com esse sobrenome foi um português chamado Alonso Matos, que passou a viver nas Ilhas Canárias nos anos de 1600. Ele foi o fundador de uma importante descendência naquela região que, com o passar do tempo, se espalhou pela Espanha.



O brasão é formado por um escudo de cor vermelha. No centro há um pinheiro verde com o tronco prateado. Ao seu redor existem dois leões dourados, um em frente ao outro, armados e lampassados de azul. O timbre consiste em um leão também dourado, armado e lampassado de azul. Esse leão segura um ramo de pinheiro verde em uma das patas.



Numerologia do sobrenome Matos



Expressão do destino: O sobrenome Matos recebe o número 5, o que se refere a pessoas que honram os seus compromissos e detestam falta de disciplina. Além disso, os herdeiros desse sobrenome não se sentem bem ao lado de quem age com covardia ou de forma superficial.  São muito perfeccionistas e responsáveis, exigindo o mesmo das pessoas com quem convivem.



Desejo do coração: O sobrenome Matos recebe o número 7, o que representa alguém que busca a felicidade nas pequenas coisas. Quem possui esse sobrenome pode ter uma intuição bastante aguçada e deseja alcançar o conhecimento em todas as áreas da vida. Por vezes pode acabar se retraindo e se isolado, podendo apresentar momentos de profunda melancolia.





Outros Nomes: Maurizio | Fernandes | Marcus | Isabel | Marino | Stanley | Amonati | Yasmim | Beate | Eiruba |