Diana

Significado do nome Diana

 

O nome Diana é uma forma adjetiva que deriva de "Divios", que mais tarde evoluiu para "divus", "dius" e para a forma neutra "dium" que quer dizer “céu”. O vocábulo tem raízes indo-européias em “deyew", que significa "céu brilhante" ou "luz do dia". Deste vocábulo também derivam a palavra latinas "deus" (Deus), "Dies" (dia, luz do dia) e "diurnal" (diurno).

A raiz mais antiga do nome Diana pode ser “diwia”, identificadas em registros em tábuas de argila na escrita Linear B, linguagem usada pela Civilização Micênica entre os séculos XV a.C. e XII a.C, e aceita por muitos estudiosos. “Diwia” seria uma divindade precursora de Artemis, deusa da mitologia grega.

Na mitologia romana, Diana era Filha de Júpiter e Latona, irmã gêmea de Febo. Ela era a deusa da caça e dos animais, que tinha o poder de falar com estes e controlá-los. Segundo a lenda, Diana fez a opção de não se casar e se manter casta.

Os significados do nome Diana são, portanto, “luz do dia” ou “divina”.

Origem do Nome Diana

Origem do Nome: latim, línguas indo-européia

Gênero: nome feminino

Variações do Nome Diana

Dianna, Dyana, Dyanna, Diane, Dianne, Dyane, Daiana, Deana, Dianita, Diannah, Dihana, Dinah e Dionna

Buscas de Nomes Relacionadas com Diana

Lucas, Matheus, Jéssica, Bruna e Julia

 

Características do Nome Diana Segundo a Numerologia¹

O número nove traz para as Dianas algumas particularidades que as tornam únicas e necessárias. Costumam ser pessoas que se sentem muito bem em seus lares e familiares, talvez devido ao fato de ser uma necessidade possuírem um lar harmonioso e tranquilo. Apesar de sua origem na deusa da caça, não gostam de intrigas e preferem a paz. São pessoas extremamente diplomáticas, portanto, não espere conseguir alguma coisa chegando de qualquer jeito, ela com certeza ganhará você em uma simples conversa. Desejam tudo que desejam sem muito esforço, justamente por possuir o dom da palavra e o saber do que falar.

São pessoas amorosas e compreensivas, preferem dar atenção para os seus do que perderem horas e mais horas em lugares que não lhe trarão nada de bom. Também são pessoas atentas e que possuem um alto grau de compenetração, o que as tornam perfeitas para trabalhos que exigem uma atenção e cuidados esmerados. São pessoas que se adaptam com facilidade a qualquer ambiente devido a sua facilidade de convívio aliada à sua diplomacia.

Os pontos positivos das pessoas batizadas com esse nome são: Donas de uma paciência invejável e de um companheirismo digno de aplauso, ou seja, se conhecer alguma Diana com certeza não ficará sozinho quando precisar de alguém. São pessoas que possuem tato, por isso, é muito difícil entrarem em situações constrangedoras. E como nem tudo são rosas, as pessoas chamadas Diana possuem uma tendência a insegurança, a submissão, passividade, dúvida e dependência.

Nota1: As características acima descritas, a numerologia são informações resumidas que podem variar de individuo para individuo. A numerologia costuma fazer estudos mais aprofundados mediante ao nome completo e mais alguns dados pertinente ao assunto.


Origem e Categoria: | | |
Outros Nomes: Christiane | Hasan | Franclim | Afrodite | Adrielli | Izolita | Elaine | Uberaba | Benjamin | Campbel |