De Oliveira

De Oliveira é um sobrenome de origem portuguesa e significa “pessoa que cultiva oliveiras”.



Origem e significado do sobrenome “de Oliveira”



Oliveira é um sobrenome cuja origem vem de Portugal, proveniente da palavra latina “olea”, que significa “oliveira”. O sobrenome indica a árvore que produz a azeitona, que representa a glória imortal, sendo o símbolo da paz e da vitória. Ele traz o significado de “árvore que produz oliva”, “pessoa que cultiva oliveira” ou ainda “lugar repleto de olivas”.



Há também fontes que relacionam sua origem ao judaico, usado na tentativa dos judeus de disfarçar seus verdadeiros nomes quando chegaram a Portugal, evitando de serem perseguidos. Durante essa época, vários nomes referentes a árvores foram usados por eles.



Há quem acredite que a família Oliveira descende dos levitas, tribo de Israel, descendendo de Levi que, segundo relatos bíblicos, foi um dos filhos de Jacó. O nome Levi é escrito em hebraico na forma “Lvi”, que são letras encontradas no sobrenome Oliveira. Adotar esse sobrenome teria sido a maneira encontrada para que pudessem manter sua origem.



O cultivo de oliveiras é importante desde o período da Era Clássica, mantendo essa importância também na Idade Média, sendo por esse motivo usado como sobrenome, indicando o ofício dos cultivadores. Oliveira surgiu como sobrenome no Paço de Oliveira, que fica localizado em Santa Maria de Oliveira, para identificar uma família que possuía uma grande plantação de oliveiras.



A família “de Oliveira” possui em sua linhagem diversos nobres, além de bispos e arcebispos. A primeira pessoa que se tem conhecimento a usar esse sobrenome foi o fidalgo português Pedro de Oliveira. Seu filho, D. Martim Pires de Oliveira, constituiu em 1306 o Morgado de Oliveira junto ao seu irmão, Mem Pires de Oliveira.



Além de Portugal e países colonizados por ele, esse sobrenome é comum em países hispânicos. Entre as variações de Oliveira existem diversos registros encontrados, como Oliva, Oliver, Olivares e Olivera.  No português arcaico, há grafias como Olveira e Ulveira.



O brasão da Família Oliveira tem a árvore como destaque. No brasão original encontramos a árvore verde sobre o escudo de cor vermelha. Em alguns brasões a árvore pode estar representada com raízes brandas, além de frutos de cor dourada. O timbre também apesenta uma oliveira.



Uma das personalidades com o sobrenome Oliveira foi o presidente Juscelino Kubitschcek de Oliveira (1902 – 1976). Outras personalidades são a atriz e modelo Luma de Oliveira (1964 -) e a também atriz Paolla de Oliveira (1982 -).





Outros Nomes: Maria Carolina | Rangel | Raja | Lair | Liuba | Bonita | Marilene | Arthur | Lúcio | Vitor |