Chaves

Chaves é um sobrenome de origem espanhola e significa “Deus pode proteger”.



Origem e significado do sobrenome Chaves



Chaves é um sobrenome de origem espanhola que tem o significado de “Deus pode proteger”, “juramento de Deus” ou “nascente de Flavius”. Uma das origens associadas ao sobrenome Chaves é que tenha vindo a partir do nome próprio Hebrew, nome comum na forma “Jaime” e no inglês “James”, que traz o significado de “Deus pode proteger”.



Outra possibilidade referente ao sobrenome é que ele venha do nome próprio Isabel, que se trata de um nome de origem francesa, que surgiu no período medieval, trazendo o significado de “juramento de Deus”. Porém, essa origem não é aceita por muitos, já que Isabel consiste em uma forma “abreviada” do nome Elisabeth, usado pela primeira vez por volta do século XIII.



Há ainda a hipótese de que o sobrenome Chaves seja originário de uma localidade do mesmo nome, do latim “Aquae flaviae”, que quer dizer “nascente de Flavius”.



Outra das teorias relacionadas à origem do sobrenome Chaves é que venha de Portugal, apesar de estar presente na Espanha há séculos. O sobrenome “Xaves”, de origem espanhola, trata-se de uma alteração do sobrenome Chaves. Por conta da terminação “-es” é possível que ele surgiu de um nome português próprio, o que faria de Chavez um sobrenome patronímico.



De acordo com fontes disponíveis, o sobrenome Chaves provém de Garcia Lopes de C., que recebeu a vila dos Mouros no ano de 1160. A pessoa mais antiga pertencente a essa família foi Lourenço Pires de Chaves, que possivelmente viveu na mesma época que D. Afonso III.



As variantes encontradas são Chavez, Chavey e Chauvey. A primeira grafia do sobrenome encontrada pertencia a Diego de Chavez, registrada no ano de 1531.



O brasão que pertence à família Chaves é constituído por um escudo de cor dourada, onde há cindo chaves azul. Ao redor do escudo há uma faixa vermelha, onde estão dispostas sete aspas douradas.



Uma pessoa conhecida que recebeu uma das variações do sobrenome foi Hugo Chávez (1999 – 2013), um político e militar venezuelano. Seu nome completo era Hugo Rafael Chávez Frias.



O sobrenome Chaves é muito conhecido no Brasil por conta do seriado mexicano de mesmo nome e exibido pelo SBT.



Numerologia do sobrenome Chaves



Expressão do destino: O sobrenome Chaves recebe o número 22, o que representa uma pessoa prestativa e bastante curiosa. É alguém que gosta de estar em contato com todo o tipo de pessoa, pois acredita que sempre poderá aprender algo de novo com elas. Gosta de compartilhar aquilo que tem e o que sabe, pois é muito generoso.



Desejo do coração: O sobrenome Chaves recebe o número 6, apresentando alguém que passa uma imagem despreocupada e descontraída. Porém, tem um profundo senso de missão, já que compreende que todos estamos nesse planeta por um motivo especial. É preciso aprender a lidar com as frustações e com a ansiedade.





Outros Nomes: Ohana | Bruno | Fernandes | Roberto | Celso | Zaqueu | Rayanne | Juliano | Giulia | Tallyta |