Carneiro

Carneiro é um sobrenome de origem portuguesa e significa “aquele que cria carneiros”.



Origem e significado do sobrenome Carneiro



Carneiro é um sobrenome que tem origem portuguesa e significa literalmente “carneiro” ou “aquele que cria carneiros”.



Há diversas origens associadas ao sobrenome Carneiro, sendo uma delas a que veio através de franceses, que foram para Portugal no século XII. Eles passaram a habitar uma região onde havia carneiros e ovelhas, animais usados para o consumo da carne, lã e leite. Por isso, provavelmente foi usado como um apelido dado para os pastores.



 De acordo com historiadores, os Carneiros descendem de um cavaleiro francês chamado Joani Mounton, que no ano de 980 d.C. tomou a Cidade do Porto. No idioma francês, a palavra Mounton tem o mesmo significado de carneiro e, por esse motivo, deriva do sobrenome português. Outra origem tem relação com Lourenço Anes Carnes, que recebeu o apelido de Carneiro, como uma referência ao animal.



Também existem registros que apontam que a origem do sobrenome Carneiro tenha relação com um lugar onde havia muitas pedras. Isso porque o radical indo-europeu “carn” apresenta o sentido de “pedra”.



Além disso, o sobrenome também foi usado para nomear a Serra do Carneiro, que ficava localizada próxima a um porto. Isso faz com o sobrenome Carneiro também possa ser considerado como um toponímico, já que apresenta uma procedência vinda de uma localidade geográfica.



Entre as pessoas mais antigas encontradas nos registros a levar o sobrenome Carneiro está Pedro Carneiro, que viveu durante a mesma época de D. Henrique e foi senhor das terras de Vadevez.



O brasão que pertence à família Carneiro é de cor vermelha e apresenta uma faixa de cor azul, com detalhes nas bordas em dourado. Dentro da faixa encontram-se três flores-de-lis. Na parte vermelha do escudo estão dois carneiros prateados e armados de ouro, um em cada lado da faixa. O timbre é formado por um carneiro semelhante ao do escudo. Como o sobrenome apresenta origens variadas, é possível que existam outros brasões da família Carneiro, todos eles apresentando o animal.



Numerologia do sobrenome Carneiro



Expressão do destino: O sobrenome Carneiro recebe o número 2, o que aponta uma pessoa afetuosa e que possui um otimismo difícil de ser abalado, sempre buscando o lado positivo em qualquer situação. Quem tem esse sobrenome geralmente é criativo e tem um charme e bom humor que lhe dá um ar sempre jovial. Além disso, são pessoas que gostam de ter equilibrado o lado espiritual com o lado material, não sendo favorável a exageros e excentricidades.



Desejo do coração: O sobrenome Carneiro recebe o número 3, revelando alguém que possui a sede pelo conhecimento e que está sempre em busca de novas aventuras e aprendizados. Não gosta de ficar preso a um só lugar, pois sente a necessidade de explorar o mundo exterior, ao qual se sente conectado de uma forma especial. Gosta de levar a vida de acordo com aquilo que acredita, o que o faz uma pessoa mais feliz e completa.





Outros Nomes: Leite | Ametista | Jaine | Carlito | Giani | Saul | Izabela | Wellington | Baena | Clarisse |