Bezerra

Bezerra é um sobrenome de origem espanhola e deriva do nome do animal bezerro.



Origem do sobrenome Bezerra



Sobrenome de origem espanhola, derivou de Becerra. É um sobrenome que foi encontrado mencionado desde o tempo de el-rei D. Sancho II, encontrado no Nobiliário do Conde D. Pedro.



Esse sobrenome podia ser adotado por pessoas que gostavam muito de leite e eram associadas a um bezerro por este motivo. Ou até mesmo aqueles que trabalhavam com leite, os leiteiros. Posteriormente, associou-se aos filhos de Bezerra o adotaram como sobrenome.



A família tem origem no Reino da Galícia (Galiza) e já existia desde o século XII. Chegou em Portugal através de D. Afonso de Melo Bezerra. D. Afonso de Melo Bezerra foi fiel escudeiro da rainha Izabel e, pelos serviços prestados a corte, tornou-se parte da realeza, recebendo o brasão oficial das armas.



No Brasil, os Bezerra se acomodaram em Pernambuco, depois no Ceará, Piauí e outros estados. Nesses diversos estados que passaram, criaram outras ramificações do sobrenome, tais quais: Bezerra de Menezes, Bezerra de Cunha, Bezerra de Melo, Bezerra Lages, entre outros.



Os primeiros Bezerra no Brasil chegaram a Pernambuco em 1535. Eles vieram de Ponte de Lima, em Portugal. A Grande Enciclopedia Portuguesa e Brasileira diz em artigo que o nome Bezerra já existia em Portugal desde o século XII e que se uniram por matrimônio às famílias nobilitarias do Norte de Portugal.



A origem de Bezerros vem de 1740, época em que foi implementado um grande negócio de gado, o que contribuiu para iniciar o povoamento do local.



Existe uma cidade chamada Bezerros em Pernambuco e algumas teorias acerca da origem de seu nome. Alguns acreditam que tenha vindo através dos primeiros proprietários das terras que teriam o sobrenome Bezerra. Outros acreditam que o local tinha sido uma queimada de bezerros. Há também uma teoria que diz que um dos filhos da família Bezerra havia se perdido na reserva florestal e uma promessa a São José havia sido feita. A promessa dizia que se a criança fosse encontrada viva, iria ser construída uma Capela em homenagem ao santo.



Brasão



O brasão da família Bezerra é constituído de dois bezerros amarelos virados para o lado esquerdo, um acima do outro e dentro de um escudo verde.



O brasão dos Bezerra significa: reflexão, energia, paz, tranquilidade, trabalho, persistência, visão, força, equilíbrio, conhecimento, garra, estima, afeto, felicidade, esperança, carinho, animo, lucidez e paciência!



Personalidades com sobrenome Bezerra



Eliana Michaelichen Bezerra, conhecida simplesmente como Eliana é uma apresentadora, atriz,empresária e cantora brasileira.



José Bezerra da Silva foi um cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete brasileiro dos gêneros musical coco e samba, em especial de partido-alto.




Outros Nomes: Paulo Roberto | Macedo | Grazielle | Jeremias | Jonatas | Jandaia | Maria Alice | Adrielli | Pietro | Caron |