Vai doar sangue? Saiba como se preparar

Saiba o que você pode fazer para não se sentir mal quando for doar sangue.

shutterstock_119477722
Doar sangue é sempre uma boa ideia. Muitos hospitais precisam de doações para o tratamento dos seus pacientes, porém seu suprimento na maioria das vezes não é o suficiente. Por isso, existem diversas campanhas que estimulam as pessoas a doarem, para que assim seja possível salvar pessoas e ajudar na sua saúde.

É necessário estar saudável e com boas condições físicas para poder doar sangue, e para confirmar isso, serão feitos alguns exames e perguntas para verificar se o doador está com a saúde em dia e com peso adequado. Pessoas com o peso abaixo do indicado não poderão realizar a doação. Portanto, se você estiver gripado, ou com alguma outra doença, espere melhorar para doar, caso contrário, eles não irão poder aceitar o seu sangue e a sua tentativa terá sido em vão.

Procure comer alimentos saudáveis e beber bastante água 24 horas antes de ir até o local onde o seu sangue será recolhido. É normal pessoas ficarem um pouco tontas durante o processo, e isso acontece porque a pressão cai. Beber água ou algum suco de fruta irá ajudar a manter sua pressão em um nível ideal. É indicado ainda evitar o consumo de álcool até um dia antes da doação.

O nervosismo também pode influenciar na sua pressão. Então se você não estiver tão calmo, experimente levar algum aparelho em que possa ouvir música, dessa forma você relaxa e se mantém mais tranquilo durante o processo.

Comer cerca de 3 horas antes também irá fazer você se sentir melhor durante o procedimento. Certifique-se de manter uma alimentação saudável no dia da doação, e de comer após terminar o processo de recolhimento do sangue. Na maioria dos casos, os funcionários do hospital ou centro de doação, costumam oferecer lanches para os doadores.