Saiba o que fazer para superar a timidez

Dicas para superar a timidez e se sentir mais confortável na vida social e profissional.

shutterstock_129467468
Pessoas tímidas existem em todo o mundo, porém se a timidez é sentida em excesso, pode prejudicar sua vida social ou profissional. O medo de falar na frente das pessoas causa problemas no desempenho no trabalho e também na hora de fazer novos amigos, por isso, é importante você saber como superar essa vergonha para poder ter uma vida completa.

Antes de mais nada, é preciso entender as causas da sua timidez. Procure perceber quais são as situações que mais te deixam envergonhado, e os motivos para isso acontecer. Com o passar do tempo, você pode tentar controlar a timidez durante estas ocasiões específicas, já que estará alerta sobre o que gera este acanhamento.

Quem é tímido, na maioria das vezes, está sempre concentrado nas suas próprias falhas, e por isso, acredita que está sendo constantemente avaliado pelas outras pessoas. Experimente olhar em volta e observar como os outros se comportam, você irá perceber que talvez não seja a única pessoa com vergonha no local. Tenha sempre em mente que timidez é uma questão  comum a várias pessoas.

Praticar a auto-confiança é uma dica importante. Você pode aproveitar os momentos sozinho para treinar atividades como falar claramente e manter a boa postura. Você pode também pensar em tudo em o que você faz bem. Tente ir a lugares onde sabe que poderá mostrar as suas habilidades, ou então, você pode começar alguma conversa onde possa contar as suas qualidades, assim se sentirá mais seguro.

Mas ser envergonhado não quer dizer que a pessoa não goste de si mesma, simplesmente significa que por alguma razão, você não se sente confortável sendo o centro das atenções. Os motivos para isso podem ser os mais variados, mas seja qual for, você deve saber que eles podem ser superados. Tudo depende da forma como você pensa sobre si mesmo e sobre as pessoas a sua volta.