Vasconcelos

Vasconcelos é um sobrenome de origem portuguesa e significa “pessoa que mora em Vasconcelos”.



Origem e significado do sobrenome Vasconcelos



Vasconcelos tem origem portuguesa e significa “pessoa que mora em Vasconcelos” ou “aquele que habita em Vasconcelos”. Ele se originou a partir de uma localidade existente no distrito de Braga.



O sobrenome Vasconcelos é toponímico, pois se refere a um local geográfico como a maior parte dos sobrenomes conhecidos. Por essa razão, as pessoas que lá moravam eram referidas como “Fulano de Vasconcelos”. Conforme o tempo foi passando, o “de” acabou sendo deixado de lado e restou apenas o sobrenome que passou para a descendência.



Porém, há historiadores que acreditam que Vasconcelos vem do verbo “vasconcear”, que consiste em um dialeto antigo que significa “falar com inteligência”. Outra possibilidade para a origem do sobrenome é que ele venha do termo “vasconcélia”, que se trata de uma flor que pertence à família das caricáceas.



O primeiro registro com o sobrenome pertenceu a D. João Pires de Vasconcelos, que era senhor da Torre de Vasconcelos. Ele participou da conquista de Servilha no ano de 1248, ao lado do rei D. Fernando, o Santo. Também há a família Vasconcelos que pode ter se originado em Vasconça, na Espanha.



Vasconcelos é também considerado como uma palavra diminutiva de Vasconço, Vasconicos ou Vascão. Além disso, há uma forma variada desse sobrenome que é Vasconicellos. Porém, essa variação quase não é mais encontrada na atualidade.



Algumas famílias Vasconcelos podem não ter parentesco, pois esse sobrenome também acabou sendo adotado por questões políticas devido à sua importância, além de ter sido também usado por judeus que estavam sendo perseguidos. Mas o principal motivo de ter sido adotado é por se tratar de um sobrenome de grande prestígio para a nobreza de Portugal. Porém, o mais provável é que, quem possui descendência portuguesa sejam Vasconcelos legítimos.



O brasão da família Vasconcelos é na cor preta e possui três faixas prateadas com símbolos na cor vermelha. Também há outros brasões que podem se referir a esse sobrenome, porém não são tão antigos e tradicionais, podendo estar relacionados a outras localidades.



Numerologia do sobrenome Vasconcelos



Expressão do destino: O sobrenome Vasconcelos recebe o número 2, o que define pessoas que possuem um forte senso de justiça e, por essa razão, buscam sempre ver os dois lados de uma questão. Estão sempre dispostos a ajudar os outros e gostam de trabalhos onde possam realizar parcerias. Em geral, as pessoas com o sobrenome Vasconcelos fazem amizade com facilidade e costumam estar sempre rodeados de várias pessoas.



Desejo do coração: O sobrenome Vasconcelos recebe o número 9, o que aponta pessoas sensíveis e que conseguem enxergar as necessidades alheias. Apesar de ter um coração grande, podem ser ingênuas ou então pessoas fúteis. Não gostam de estar em ambientes agitados ou onde há desarmonia entre as pessoas e sempre que possível evita entrar em conflitos e discussões.





Outros Nomes: Eiruba | Tânia | Thomas | Isabelle | Alves | Elza | Vânia | Hasan | Guerreiro | Rosa |