Vargas

Vargas é um sobrenome de origem portuguesa ou espanhola e significa “encosta”.



Origem e significado do sobrenome Vargas



Vargas é um sobrenome cujo local de origem é incerto. Há fontes que atribuem a sua origem como sendo portuguesa, enquanto outras afirmam que se trata de um sobrenome que surgiu na Espanha. Por ser um sobrenome toponímico, ou seja, que possui uma origem geográfica, o mais provável é que tenha surgido em vários lugares.



Em espanhol, o termo “vargas” quer dizer “encosta” “palhoça” ou “casa de palha”. Já no idioma português o seu significado é “planície alagada”. Por conta disso, pode ter surgido em uma comunidade que ficava localizada próxima de uma planície alagada ou na região litorânea.



Uma das teorias sobre a origem do sobrenome Vargas está relacionada a uma cidade localizada na Espanha, mais precisamente na província de Alméria. Essa cidade é chamada de Las Vargas é seu nome pode ter passado para os habitantes dessa localidade.



Uma das primeiras pessoas a usar o sobrenome Vargas, de acordo com documentos encontrados de Portugal datados do ano de 1535, foi Jeronymo de Vargas. Assim mesmo, a origem da família Vargas e oficiosamente associada a Tristão Fernandes de Vargas, que viveu em tanger durante o reinado de D. Manuel.



Entre as variantes encontradas do sobrenome Vargas está a forma Vargaz ou Várgaz. Essas variantes são poucos usadas e não muito conhecidas.



Entre as pessoas mais conhecidas no Brasil com o sobrenome Vargas está Getúlio Vargas (1882 – 1954), cujo nome completo era Getúlio Dornelles Vargas, que foi Presidente da República. Ele teve muita influência na história do país e se suicidou, deixando uma carta onde estava escrito a famosa frase “Saio da vida para entrar na história”.



O brasão da família Vargas é formado por um escudo de cor prateada, onde estão dispostas ondas de cor azul, provavelmente em referência a uma região litorânea ou alagada de onde surgiu o sobrenome. Podem existir outros brasões que são associados a essa família.



Numerologia do sobrenome Vargas



Expressão do destino: O sobrenome Vargas recebe o número 5, o que define pessoas que gostam de estar em evidência, buscando sempre uma maneira de se destacar dos demais. Gostam de se sentir em liberdade e buscam resolver os problemas por conta própria. Por esse motivo, é difícil que essas pessoas busquem conselhos antes de tomarem uma decisão. Possuem pensamento ágil e são muito dedicadas. Detesta receber ordens e são consideradas conservadoras e responsáveis.



Desejo do coração: O sobrenome Vargas recebe o número 2, o que apresenta alguém que confia muito nas outras pessoas. Tem o desejo de contribuir para um mundo melhor e por isso pode acabar se envolvendo com obras sociais. Gostam de escrever e apreciam a música. Um ponto que precisa ser observado e a sua tendência a se ingênuo, o que pode levar a ser enganado por pessoas de má índole.





Outros Nomes: Maria Beatriz | Eraldo | Barbie | Clarisse | Risa | Guarani | Camby | Lani | Brandão | Irma |