Toledo

Toledo é um sobrenome que, no Brasil, não é muito conhecida e reconhecida, mas na Europa é bem numerosa e tem uma antiga história. Os brasileiros Toledo que vivem aqui provavelmente têm descendência dos Toledo de lá. Vamos conhecê-los.



O sobrenome Toledo é de origem castelhana, na Espanha, e teve origem através do Conde Per Illá, que viveu na primeira metade do século XIII, e pertencia à casa dos imperadores da Grécia. Seu neto, Esteban Illán, foi o primeiro a ser chamado de Toledo, por ter invadido a cidade dos mouros, entregando-a ao rei Alfonso "o Nobre".



Don Juan II deu o senhorio da cidade de Alba de Tormes (em Salamanca - Espanha) a Dom Gutierre de Toledo, arcebispo de Toledo, dando a seu sobrinho, Don Hernán Alvarez de Toledo, um senhor do Valdecorneja, (em 1439), o título de Conde de Alba de Tormes, um título de ducado, dado por Enqrique IV, (em 1465), em favor de seu filho, Don Garcia Alvarez de Toledo, o marquês de Coria.



Futuramente esta família ligou-se com os Duques de Berwick e de Liria, e com os condes de Lemos, também com os duques de Olivares, e marqueses del Carpio e condes de Monterrey. Bastante tradicional os Toledo, não?



Nos tempos de Don Afonso VI houve na Espanha um capitão chamado Pedro. Ele dizia ser descendente dos imperadores de Constantinopla. Pedro até que foi bastante prestativo e amparou muito o rei na conquista de Toledo. Então ele foi recompensado por seus serviços valiosos com casas e terrenos ao redor da cidade, e ali Pedro construiu sua casa solar e passou a usar o sobrenome Toledo. E assim, com efeito, passou a ser conhecido como Pedro de Toledo por toda a corte e todo o senhorio da cidade.



Outra relação do sobrenome da família é a cidade de Toledo, na Espanha. Alguns autores acreditam que, após a destruição de Jerusalém e do templo de Salomão, que fizeram com que os judeus emigrassem para a Espanha, é que surgiu Toledo. A cidade foi nomeada como "toledoth", que quer dizer o "Olho de Yavhé", que vem a significar "país ocidental".



Estes bairros judeus tornaram-se muito importantes, porque continham até dez sinagogas, apesar de ser proibida a construção das mesmas. Suas ruas ainda mantêm algo que parece ser especial. Naqueles tempos se misturavam pelas ruas grandes personagens como: ministros, médicos, rabinos, astrônomos com os judeus de posse como mercearias, balconistas ou comerciantes. E foi assim que se deu início à cidade de Toledo, na Espanha, que também pode ser motivo para o sobrenome desta nobre família.




Outros Nomes: Pietra | Mafalda | Luz | Kennedy | Luciene | Thallita | Antoinete | Denise | Iasmy | João Gabriel |