Sousa

Sousa é um sobrenome de origem portuguesa e significa “seixo”.



Origem e significado do sobrenome Sousa



Sousa é um sobrenome português que não se sabe com certeza qual a sua palavra de origem. Há historiadores que afirmam que tenha vindo do termo latino “saucia”, que quer dizer “pedra”. Outros, porém, defendem que sua origem esteja relacionada à palavra “saza”, que tem o significado de “seixo”.



Sousa é o nome de uma região localizada ao norte de Portugal, onde há um rio em Minho que também recebeu esse nome, tendo como origem a palavra “saza”, que significa “pedras”. Nas proximidades desse rio, existe um povoado de nome Souza, com a origem relacionada à palavra “saucia”, que quer dizer “seixos”.



Esse sobrenome é também encontrado com a grafia Souza, que é a forma arcaica do sobrenome. Também há a variação D’Souza. Os registros mais antigos a respeito da família Sousa datam do século VII, na proximidade do rio Souza. A família então adotou o nome do rio como seu sobrenome, iniciando assim a linhagem que, tempos mais tarde, originou a ramo nobre.



Há fontes que se referem à origem do sobrenome vinda do nobre D. Egas Gomes Sousa, que nasceu em 1035, adotando esse sobrenome do Solar de Sousa, que era de sua propriedade. O solar recebeu esse nome devido ao rio próximo a ele.



Além de Portugal e Brasil, trata-se de um sobrenome bem comum em países africanos que foram colonizados pelos portugueses, como Angola, Togo, São Tomé, Nigéria, Moçambique, Gana. Também é bastante encontrado entre católicos da Índia.



Sousa é considerado um dos sobrenomes mais antigos de Portugal, sendo usado por inúmeras famílias nesse país. No século XI, ele foi utilizado para nomear um tipo de “pombo bravo”, que recebeu o registro como Sousa.



No Brasil, consiste em um dos sobrenomes mais comuns e fáceis de encontrar. No século XVII, passou a ser dado a indígenas e posteriormente aos negros escravizados. Algumas pessoas afro-brasileiras resolveram permanecer com esse sobrenome ao voltarem para a África.



Os brasões mais comuns da família Sousa são o vermelho, que é mais relacionado à família Sousa, e o prateado, referente à família Souza. A linhagem dessa família possuía um parentesco com os reis de Leão, Castela, além dos reis visigodos. Por essa razão, alguns dos brasões da família possuem referências às armas dos Leão e Castela.



O brasão possui a cor vermelha como predominante, sendo dividido em quatro partes. A primeira e a quarta parte representam antigas armas portuguesas. Já a segunda e terceira possuem uma sequência de formas prateadas, sobre um fundo vermelho. Há também o brasão com a presença de dois leões, um posicionado em cada lado. Além disso, é encontrado o brasão que apenas possui a cor vermelha, sem armas ou leões, mas apenas formas crescentes.



As personalidades conhecidas com esse sobrenome são Tomé de Sousa (1503 – 1579), primeiro governador-geral do Brasil. Também há um dos cartunistas mais famosos do Brasil, Maurício de Sousa (1935 -), criador da Turma da Mônica e também membro da Academia Paulista de Letras.





Outros Nomes: Iris | Raulino | Mafalda | Ana Carla | Tadeu | Correia | Micaela | Natália | Franco | Bastos |