Simões

Simões é um sobrenome que tem origem patronímica, e com naturalidade hebraica e é derivado do nome “Shimon”, que deriva de “shamá”, e significa "Aquele que Ouve" ou “ouvinte”. Antigamente, no século XV, aparecia também na forma “Simoõez”, e como “Simoenz”, em documentos do ano 1511. De acordo com a classificação do autor Francesc de Borja Moll em seu trabalho "Els catalans llinatges", Simões pertence ao grupo de sobrenomes de nomes Santos, e vêm do Novo Testamento.



Em princípio estamos diante de um nome muito antigo de origem bíblica, que está relacionado ao apóstolo Simão. Ele foi um dos discípulos de Jesus Cristo, e vivia na Galileia. Foi ele quem ajudou Jesus Cristo a carregar a cruz, por isso era chamado de “o zelador”. 



Muitos sobrenomes têm uma origem em uma determinada região, e a partir desta área evoluem e se espalham para outras áreas e regiões do mundo. Este é o caso de Simões, sobrenome que se originou em Mallorca.



Sabe-se que o sobrenome foi criado na cidade de Muro, onde pessoas que se chamavam Simões se destacavam em seus serviços para os reis espanhóis, por isso foram recompensados com títulos nobiliários.



Também se tem registros que uma das primeiras pessoas a adotar o sobrenome foi o destacado comendador que vivia em Muro, Joan Simões Lopes. Seu nome originou-se da combinação do nome de seu pai, José Lopes e seu avô Francisco Simões. Ele participou na revolta dos plebeus. Além disso, da mesma linhagem pertencia Gabriel Simo, um doutor em Direito e um dos mais importantes estudiosos de seu tempo. Seu filho, Joan Francesc Simo, viveu em Menorca, e era um importante doutor em direito e conselheiro do governo de Menorca.



No Brasil há poucas informações sobre o início da ramificação e das primeiras gerações da família, apenas que os homens recebiam o sobrenome do pai e as filhas recebiam o sobrenome da mãe.



Quando João Simões Lopes Filho ganhou a concessão do título de Barão da Graça, o sobrenome começou a expandir-se pelo Brasil e iniciar as gerações seguintes. Mas não significa que todos os “Simões” e os “Lopes” tanto brasileiros, quanto portugueses sejam da linhagem de João.



Em nosso país a família Simões espalhou-se pelo sertão, iniciando com o primeiro Governo Geral de Tomé de Sousa. Partiu para Pernambuco, para a Bahia, seguiu para Minas Gerais, Paraíba, acompanhando o curso do Rio São Francisco, e hoje a família está disseminada por todos os cantos do Brasil. 




Outros Nomes: Antoinette | Beatriz | Rocha | Akemi | Selma | Davyd | Elza | Marianna | Marilha | Giuliana |