Rocha

Rocha é um nome de origem portuguesa e significa “pedra grande e dura”.



Origem e significado do sobrenome Rocha



Rocha é um sobrenome que possui origem do idioma português, cuja classificação é denominada toponímica. Isso quer dizer que esse sobrenome possui uma origem geográfica, já que consiste em rochas, que são elementos naturais. É um sobrenome que, a princípio, foi designado para homens que habitavam próximo a rochedos, retirando as rochas para construir fortalezas.



O sobrenome Rocha traz o significado de “pedra grande e dura”, além de poder conter a interpretação de “homem forte” ou “homem sereno”. Por conta disso, muito provavelmente era usado como apelido que servia para valorizar as características de alguma pessoa, passando então essa designação para os seus descendentes. É um sobrenome que representa estabilidade.



A origem do sobrenome pode estar em um documento na Espanha do ano de 1126, onde foi encontrado o nome de Arnaldo da Rocha, que foi companheiro do templo D. Galdim Paes.



Porém, por conta de um registro datado do ano de 1220, onde um francês de sobrenome Rochela habitava em Portugal, há historiadores que aceitam uma origem francesa para o sobrenome Rocha. Rochela é um diminutivo do francês “Roche”, que é traduzido literalmente como “rocha”. Por essa razão, há pesquisadores que atribuem a origem de Rocha ao francês Roche, acreditando que o sobrenome tenha chegado a Portugal por intermédio de um cavaleiro francês.



Esse cavaleiro teria ajudado o rei D.Afonso III na conquista de terras localizadas na região rochosa do Algarve, que fica no litoral de Portugal. Como recompensa, acabou recebendo terras do rei. A partir de então, os descendentes do cavaleiro passaram a utilizar o sobrenome Rocha. Houve também outra família de sobrenome Roche, que chegou a Portugal vinda da Irlanda, através de um cavaleiro de Fermoy.



No Brasil, Rocha é um nome considerado comum, que pode também ser encontrado com a variação “da Rocha”, que é usada para tornar o nome mais adequado e sonoro.



O Brasão da família Rocha é formado por um elmo de uma armadura em seu topo. Logo abaixo do elmo, há uma referência de medalhas alinhadas sobre uma faixa vermelha, sobre o que pode ser entendido como o corpo da armadura. Trata-se de um brasão de fácil reconhecimento. A constituição do brasão simboliza o sobrenome ligado aos guerreiros, a pessoas firmes como a rocha.



As personalidades que receberam esse sobrenome foram o cineasta brasileiro Glauber Rocha (1939 – 1981) e a escritora de livros infantis Ruth Rocha (1931 -)




Outros Nomes: Luara | Messias | Amir | Caramuru | Britta | Lúcia | Justa | Zuleica | Hermione | Jeferson |