Rita de Cássia

Rita de Cássia é um nome composto, ou seja, é um nome caracterizado pela presença de dois nomes cujas origens são bem distintas.



O nome Rita, por exemplo, é uma espécie de diminutivo de um outro nome, cuja origem é italiana, o nome Margherita. Esse nome é advindo da língua grega Ele ainda é considerado oriundo do latim “Margarita”.



Já o nome Cássia, por sua vez, tem outras origens. Uma das origens do nome Cássia é na língua hebraica.



Etimologia do nome Rita de Cássia



O nome Rita é, etimologicamente falando, originado do dominutivo de um nome italiano, o “Margherita”, que por sua vez é um nome advindo da língua grega “Margarites”. Outra etimologia do nome Rita vem também do latim “Margarita”.



Agora o nome Cássia tem origens completamente diferentes do nome Rita. Ele é oriundo etimologicamente de um nome da língua hebraica, o “Kiddah” ou “Qetziah”.



Cássia possui ainda uma etimologia vinda do latim, ou mais especificamente do nome de uma nobre família de Roma “Cassus”.



Significado do nome Rita de Cássia



O nome Rita, como já foi citado, possui duas origens, gregas e latinas: “margarites” e “margarita”. O nome Rita significa, no sentido literal da palavra, “pérola”.



O nome Cássia tem dois significados distintos. A partir de sua origem hebraica “Kiddah” ou “Qetziah”, o nome faz uma alusão a uma espécie de madeira aromática muito comum na fabricação de perfumes e por conta disso tem como significado “perfume”, “fragrância”, “cheiro”, “cheirosa”.



Outro significado para o nome Cássia vem de sua origem no latim, significando “vazio”.



O nome Rita de Cássia significa então “Pérolas perfumadas” ou “Pérolas Vazias”



O nome Rita de Cássia e a religiosidade



Rita de Cássia é o nome de uma santa da Igreja Católica que é considerada a Santa das Causas Impossíveis, dos doentes e também das mães. É uma santa italiana, nascida durante a Idade Média. Ela é considerada padroeira por muitas cidades espalhadas pelo Brasil.



Apelidos e variantes para o nome Rita de Cássia



Rita, Ritinha, Tita, Riri, Ri, Cássia, Cassinha, Cá, Cacá



Classificação do nome Rita de Cássia



Rita de Cássia é um nome próprio, usado por mulheres. Seu gênero é feminino. É um nome composto pelos nomes Rita e Cássia, intermediados pela preposição de. É um nome relativamente comum e popular, usado frequentemente por pessoas mais ligadas de alguma forma, direta ou indireta, à religiosidade. É um nome forte e sério. Ele possui uma escrita bastante simples e sua pronúncia é considerada simples também.





Outros Nomes: Jeferson | Franciele | Medeiros | Karlla | Amaral | Isabel | Leomira | Elzira | Phelan | Talyta |