Muniz

Muniz é um sobrenome que tem origem asturiana, ou seja, provém de uma língua bem tradicional do norte da Espanha, falada no Principado das Astúrias. A derivação morfológica do sobrenome começou como Muñiz, que advém da palavra "Muno", cuja qual era bem usada durante a Idade Média, em Castela. 



Durante a escrita do poema “Cantar de Mio Cid” (uma grande obra da literatura espanhola, escrita nos anos 1195 a 1207, por Ramón Menendez Pidal), o autor usa bastante estas expressões “Muño Flaínez” e “Muñoz Gustioz”, que podem ser traduzidas como "a colina". Ou seja, seria este o significado para o sobrenome Muniz, uma vez que o mesmo deriva da palavra “Muño”. Outros sobrenomes similares também têm significados semelhantes: Muno; colina, e Muñozguren; limitar a colina.



Na história, a família Muniz deixou suas marcas na nobreza por intermédio do próprio patriarca da família, o senhor Don Alonso Muñiz e Osorio. Este notável senhor passou pela Ordem Religiosa-Militar de Santiago durante os anos de 1539 e 1757. Em seguida deixou suas marcas na Ordem Espanhola de Carlos III, em 1788, e inúmeras vezes contribuiu na Real Chancelaria de Valladolid, e também na Real Audiência de Oviedo.



Em 1750, quando Don Alonso Muñiz - como se escrevia o sobrenome - e Osorio, foi dado como Marquês de Campo de Villar, o Imperador Don Carlos I concedeu a ele, por privilégio, um brasão, pela grande conquista das Índias. Era um escudo com estrelas de ouro e uma torre de prata e com oito flores-de-lis. Este escudo passou então a ser o brasão da família Muñiz.



Nos dias de hoje os Muniz estão espalhados pelo mundo; em Portugal, na Espanha – onde o sobrenome também se mantém como Muñiz, Muñoz, Muño, e outras derivações. No Brasil, a derivação da palavra perdeu o acento, em uma adaptação para a Língua Portuguesa, e ficou como todos conhecemos: “Muniz”. E aqui, com uma família não muito numerosa, porém bem dispersa pelos quatro cantos do país, estão vivendo hoje os familiares. A maioria se encontra na região Centro-Oeste, mas há bastantes integrantes também ao sul do Brasil.



A família Muniz veio para o Brasil em busca de novas oportunidades e terras produtivas para que pudesse crescer e aqui progredir. Muitos deles permaneceram em seus países de origem, e este foi o motivo pelo qual o sobrenome da família teve mudanças na forma escrita e até mesmo na separação dos integrantes, como ocorreu, na história com muitas famílias europeias.




Outros Nomes: Raven | Nicole | Maikel | Kamila | Lucas Gabriel | Wilmar | Betina | Elizabete | João | Mater |