Morais

Morais é um sobrenome de origem portuguesa e significa “amoreira” ou “terra das amoras”.



Origem do sobrenome



Morais é uma variação do sobrenome Moraes e teria vindo depois. Segundo a norma correta de ortografia o correto seria Moraes. Em espanhol costuma-se utilizar Morales ou Moralez que também é uma variação do sobrenome, um pouco menos comum. Ao que tudo indica, todos esses sobrenomes surgiram na mesma época, mas em regiões diferentes.



No caso, diz que Morais veio de Portugal e surgiu graças a região de Trás-os-Montes e as pessoas que ali viviam adotavam o sobrenome “de Morais” e foi aí que surgiu o sobrenome.



Já o sobrenome Moraes tem origem espanhola. Derivou-se das regiões chamadas Morales, por exemplo: Morales de Rey ou Morales de Toro. Pessoas que costumavam morar nessas regiões adotavam o sobrenome Moraes.



Diz-se que a grafia do sobrenome veio por conta da árvore amoreira que deu nome à região em que viviam porque havia uma grande concentração de amoras e depois surgiu o sobrenome. Porém não se tem certeza quanto a veracidade dessa informação.



Outra teoria diz que as famílias Morais e Moraes eram comuns entre os judeus.



No Brasil é mais comum a grafia do sobrenome como Moraes e Morais.  Os registros da família Morais aparecem somente a partir do século XIV, mesmo que seja um dos sobrenomes mais antigos de Portugal.



Os brasões



O brasão da família Moraes é composto por três partes de tamanhos diferentes, contendo uma torre cinza em um fundo vermelho. Em cima contém um escudo com sinal de mais dentro de um escudo verde com fundo cinza. E na parte de baixo contém uma Flor-de-lis verde num fundo também cinza.



O brasão significa: foco, tradição, esperança, perseverança, felicidade, luta, estilo, ânimo, coragem, paciência, fé, generosidade, justiça, força, honra, justiça, empenho, responsabilidade e inteligência.



Personalidades com o sobrenome Morais/Moraes



Rayanne de Morais é uma atriz e modelo brasileira. Conhecida por ganhar o Miss Minas Gerais de 2008 e Miss Brasil 2009, teve seu primeiro papel como co-protagonista em 2016 na Tv Record.



Vinicius de Moraes foi um poeta, dramaturgo, jornalista, cantor e compositor brasileiro. Tendo uma obra vasta tanto na poesia como na música é conhecido por suas grandes parcerias musicais. É o compositor de famosas como Garota de Ipanema, Eu sei que vou amar e outros grandes sucessos.




Outros Nomes: Tamires | Denise | Maria de Lourdes | Adrielle | Gustavo Henrique | Ana Carla | Lira | Amorim | Adrielli | Bispo |