Miranda

Miranda é um nome de origem latina mirandus, que significa “adorável” e sua raiz mirari “admirar”, “maravilhar-se”. Foi criado pelo escritor Willian Shakespeare para uma de suas personagens da peça “A Tempestade”, uma mulher heroína e admirável no ano de 1611.



O astrônomo Gerard Kuiper, se inspirou na obra de Shakespeare em 1948 e colocou em um de seus vinte e sete satélites do planeta Urano o nome de Miranda, por ser a estrela mais brilhante dentre todas.



Miranda também é usado como nome de alguns municípios de cidades como Brasil, Espanha, Portugal, Venezuela, Itália e Paraguai. Também é nome do rio que fica no estado de Mato Grosso do Sul, o Rio Miranda.



Na Espanha e no México, o nome de Miranda ainda é muito utilizado como primeiro nome, já em outras localidades, se destaca como sobrenome. Até o século XX, não se via muito este nome no meio inglês, mas era muito utilizado no Brasil como sobrenome das famílias.



Origem do Sobrenome Miranda



O sobrenome Miranda não surgiu no Brasil, assim como tantos outros sobrenomes que parecem ser brasileiros. Surgiu com a influência da cultura portuguesa desde 1500 quando imigraram para o Brasil. Um sobrenome de origem toponímica que foi trazido pela colonização dos portugueses.



A partir disto muitas pessoas foram batizadas com seu primeiro nome de Miranda. Suas variantes não são tão simples e fáceis de se encontrar, pois é um nome único que traz especificações próprias.



A origem geográfica deste sobrenome se deu pelo fato de uma família ter tomado o nome da cidade de Miranda onde obtiveram total dignidade em suas vidas. Agora em sua origem espanhola, há uma história que um cavaleiro chamado Ponce de Leon fez sua procriação em Astúrias dando origem a linhagem Miranda. O primeiro a utilizar este sobrenome foi Albar Diaz de Miranda.



Brasão da Família Miranda



A família Miranda possui um brasão com as cores amarela para representar o ouro, uma faixa em x na cor vermelho bem no centro e quatro flor de liz de cor verde que fica entre os espaços das faixas. Há muitas variações deste brasão, mas sempre mantendo as características principais.



Cada cor possui um significado no brasão, assim dizemos que o amarelo-ouro significa poder, nobreza e riqueza. A cor vermelha significa a vitória, ousadia e fortaleza. O verde que está presente nas flores-de-lis representam a juventude, amor, liberdade, esperança, amizade e fé.





Outros Nomes: Flávio | Lara | Franciele | Justa | Kaio | Maria Sofie | Campbel | João Pedro | Simon | Cyntia |