Machado

Machado é um sobrenome de origem portuguesa e significa “aquele que empunha machados”.



Origem e significado do sobrenome Machado



Machado é um sobrenome que tem origem portuguesa, das ilhas Canárias, contendo o significado literal de “machado”. O sobrenome também pode receber a interpretação de “aquele que empunha machados”, ou então “aquele que fabrica machados”. Ele muito provavelmente se originou a partir da ferramenta machado, que era muito usado em atividades comerciais na época nessa região.



Durante a Idade Média, o machado era uma arma muito utilizada na guerra, pois, além de poder ser usado por camponeses, era uma arma barata que todos poderiam adquirir. Apesar disso, por se tratar de uma arma pesada, era necessária certa habilidade para manuseá-lo.



O registro desse sobrenome data do século XII. Fontes apontam que ele pode remeter à ação de um machado de guerra usado por D. Mendo Moniz (também conhecido como Mem Moniz de Gandarei) para quebrar as portas de Santarém, no ataque aos mouros no ano de 1147. Isso rendeu a ele o apelido de Machado.



Outras fontes atribuem a sua origem ao ramo da família Riba-Douro ou então da casa dos Condes da Figueira. Machado é também o nome que recebeu uma cidade brasileira, que fica localizada no Estado de Minas Gerais.



O primeiro brasão da família Machado foi designado a D. Mendo Moniz. É formado por um escudo de cor vermelha, apresentando três machados e nove torres dispostas ao redor deles. Durante o reinado de D. Manuel, o brasão foi substituído por um outro, contendo um escudo vermelho e cinco machados prateados com os cabos dourados.



Outro brasão é divido em quatro partes. A primeira parte possui a cor verde e contém três machados. A segunda tem fundo preto, apresentando uma espada prateada e também um bastão dourado, dispostos entre as letras F I L E, que querem dizer “Ferdinandus Imperator libenter fecit (O imperador Fernando fez de boa vontade). A terceira mostra um coração vermelho em um fundo azul, com a inscrição “Spes mea in Deo est” (Minha esperança está em Deus). O quarto e último contém um galo de cor negra sobre um fundo dourado.



Uma das personalidades mais conhecidas com esse sobrenome é o escritor Machado de Assis (1839 – 1908), considerado o maior nome da literatura nacional. Escreveu, entre inúmeros outras obras, os livros Dom Casmurro, Quincas Borbas e Memórias Póstumas de Brás Cubas. Também há a atriz Fernanda Machado (1980 -) e o jornalista esportivo e locutor esportivo Cléber Machado (1962 -).





Outros Nomes: Ubirani | Bianca | Brizola | Tallyta | Zahra | Mauro | Raphaela | Ana Isabel | Vicente | Elbia |