Macedo

Macedo é um sobrenome de origem portuguesa e significa “lugar onde há muitas macieiras”.



Origem e significado do sobrenome Macedo



Macedo vem do idioma português e quer dizer “lugar onde há muitas macieiras”. O sobrenome Macedo consiste em um toponímico, pois possui sua origem relacionada a uma localidade geográfica. Esse local provavelmente possuía muitas macieiras, o que acabou sendo adotado para classificar os habitantes daquela região.



As formas iniciais desse sobrenome foram Maçaedo, Maçãedo e Maeedo, até chegar enfim à sua forma atual, que acabou se espalhando pelo mundo.  Ele também pode ter vindo da palavra “maceda”, que vem do termo castelhano “marreta” e que, por sua vez, se originou do latim “matten”, que quer dizer “vaso florido”.



O sobrenome Macedo pertence a uma família bastante antiga, provavelmente de origem medieval e associada a um cavaleiro do reinado de D. Dinis, chamado João Gonçalves de Macedo. Por essa razão, pode ser uma referência às armas conhecidas como maças, que eram usadas nas batalhas durante a Idade Média.



Nesse caso, a origem do sobrenome pode ser associada ao conflito onde o cavaleiro salvou o Rei Juan I (1357 – 1433), que estava recebendo golpes de uma maça durante a batalha em Aljubarrota. Como recompensa, o rei homenageou o cavaleiro com o brasão no qual é representada uma maça.



O brasão da família Macedo é formado por um escudo de cor azul, que contém cinco estrelas douradas com seis pontas. O timbre é formado por um braço vestido na cor azul. O braço segura uma maça de armas. Também existem outros modelos de brasão dessa família, mas não é possível afirmar qual seria o oficial.



Uma pessoa bastante conhecida no Brasil que possui o sobrenome Macedo é o dono da maior igreja evangélica do país, Edir Macedo.



Numerologia do sobrenome Macedo



Expressão do destino: O sobrenome Macedo recebe o número 5, o que se refere a alguém que possui muita energia e, por essa razão, precisa estar sempre envolvido em algum tipo de atividade. Isso pode fazer com que deixe alguns projetos inacabados, passando assim a imagem de alguém inconstante. A pessoa com esse sobrenome procura ser muito prudente e não foge às suas responsabilidades.



Desejo do coração: O sobrenome Macedo recebe o número 3, o que apresenta uma pessoa que é muito ligada à família e aos amigos. Quando se sente magoado por alguém, costuma se recolher e pode guardar rancor por um bom tempo. Um dos seus pontos negativos é a falta de paciência e a mania de querer se meter na vida das outras pessoas. Apesar disso, às vezes sente muito a necessidade de ficar sozinho.





Outros Nomes: Valdomiro | Levi | Medeiros | Rodrigo | Magali | Tomás | Maria Aparecida | Ezra | Eduarda | Dina |