Luz

Luz é um sobrenome de origem espanhol é significa “pessoa iluminada”.



Origem e significado do sobrenome Luz



Luz é um sobrenome de origem espanhola e que vem da palavra em latim “lux”, que traz o significado de “luz”. Esse termo latino vem a partir da raiz “lyke” luc” e “luk”, o que faz com que o sobrenome apresente o significado de “pessoa iluminada, “aquele que é esclarecido” ou “pessoa que ilumina”.



De acordo com fontes encontradas, o sobrenome Luz surgiu como uma forma de nomear a virgem Maria, já que a ela são atribuídos diversos títulos, entre eles o de “Nossa Senhora da Luz”. Com o tempo, passou a ser usado como sobrenome para atribuir iluminação, esclarecimento e inteligência aos seus portadores.



Fontes também indicam que o sobrenome pode ter surgido como forma a homenagear um patriarca chamado Lucidus ou Lucuis, o que o tornaria um patronímico, já que teria origem relacionada a um nome próprio.



Há ainda outras fontes que relacionam o sobrenome Luz a uma origem francesa, chegando posteriormente à Espanha, sendo a primeira pessoa a usá-lo D. Fafes Luz, alfares-mor do Conde D. Henrique.



Esse sobrenome é muito popular em países de idioma espanhol, principalmente na Espanha, sendo também considerado um sobrenome religioso. Ele é também usado como nome próprio em diversos países.



No Brasil, além de ser encontrado o sobrenome Luz, é também um termo usado como apelido afetivo para as pessoas que se chamam Luzia ou Lúcia, que trazem o mesmo significado de “luz”.



O brasão da família Luz tem duas origens distintas, sendo uma a espanhola e a outra portuguesa. O de origem espanhola é constituído de um escudo em azul, onde há um sol faceado em dourado, assentado sobre uma borda prateada com oito cruzes na cor verde. Há também o brasão português, formado por um escudo azul, com a representação de um leão dourado ao centro.



Numerologia do sobrenome Luz



Expressão do destino: O sobrenome Luz recebe o número 5, o que aponta pessoas que geralmente são muito populares e que possuem um grande número de amigos. É extrovertido e tem uma personalidade vibrante, contagiando todas à sua volta. Gosta de ambientes movimentados e cheios de gente, mas também tem os momentos em que prefere estar sozinho. É responsável e busca tratar assuntos importantes com seriedade, apesar de ser imaturo às vezes.



Desejo do coração: O sobrenome Luz recebe o número 3, o que revela alguém que sabe se expressar bem através das palavras. Possui também o gosto pelas artes e aprende as coisas em geral com uma facilidade invejável. Tem a necessidade de mudança, motivo pelo qual está sempre em busca de novas oportunidades em diversas áreas de sua vida. Entre os aspectos negativos de sua personalidade estão a impaciência e a falta de foco.





Outros Nomes: Wilma | Bea | Denise | Jonathas | Elane | Klaus | Roberta | Rosilene | Maurício | Sarah |