Dias

Dias é um sobrenome de origem espanhola e significa “filho de Diogo” ou “filho de Diego”.



Origem e significado do sobrenome Dias



Dias é um sobrenome espanhol e significa “filho de Diogo” ou ainda “filho de Diego”. Além disso, também pode ser interpretado como “parente de quem vem do calcanhar”.



Apesar de muitas pessoas imaginarem que esse sobrenome tenha vindo da palavra “dias”, definindo uma unidade de tempo, a verdade é bem diferente disso. É considerado como um sobrenome patronímico, o que significa que sua origem provém do nome próprio do patriarca da família.



O sobrenome vem de “Diez”, sendo a terminação ”-ez”, o elemento patronímico pertencente ao idioma espanhol, assim como a terminação “-son” é no idioma inglês. São dois os prováveis nomes próprios que originaram o sobrenome Dias: Diego ou Diogo. Muito provavelmente o sobrenome Dias possui famílias distintas, provenientes de diferentes regiões de Portugal e muitas sem laços de sangue.



Um dos primeiros registros encontrados com esse sobrenome foi Mumadona Dias, que se tratava de uma condessa que viveu em Portugal no século X. O pai de Mumadona era o conde Diogo Fernandes e sua mãe a condessa Onega Lucides. O nome do pai da condessa, Diogo, remete à atribuição dos nomes paternos incorporados ao sobrenome.



Existem fontes que atribuem a origem do sobrenome Dias à palavra “didakos”, que surgiu do grego “didache”, que quer dizer “doutrina” ou “ensinamento”. Dessa forma, o significado pode ser interpretado como “aquele que doutrina” ou então “aquele que ensina”.



Dias também é encontrado na Espanha contendo uma grafia diferente, como Diaz ou Díaz. Consiste em um sobrenome muito comum em países hispânicos, apresentando essa ortografia.



Apesar de não ser um nome tão comum quanto Silva ou Oliveira, o sobrenome Dias é bem popular e pode ser encontrado com facilidade no Brasil. Dias também é usado como nome em diversos países de diferentes idiomas, sendo bastante popular na América Latina e Europa.



O Brasão da família Dias é formado por um escudo azul, contendo em seu centro uma estrela dourada de dez pontas, sem maiores detalhes. Trata-se de um brasão característico e considerado oficial. O brasão foi entregue a Manuel Passos Dias, em 1752. Ele foi um Cavaleiro que pertencia à de Ordem de Cristo. Apesar de a família de Manuel ser a primeira legitimamente reconhecida, após esse acontecimento outras famílias cujos cavaleiros produziram grandes feitos, também receberam o brasão.



Uma personalidade que levava esse sobrenome foi o poeta Gonçalves Dias (1823 – 1864), que foi o autor do conhecido poema Canção do Exílio. Também é conhecido o bandeirante Fernão Dias (1608 – 1681), conhecido como “O caçador de esmeraldas”.





Outros Nomes: Jordano | Valentim | Abigail | Carvalho | Zaniel | Lopes | Gabrielly | Larissa | Giovanna | Adrielli |