De Souza

De Souza é um sobrenome de origem portuguesa e significa “seixos”.



Origem e significado do sobrenome “de Souza”



“De Souza” é um sobrenome de origem portuguesa. É considerado um toponímico, pois teve como base a designação de uma localidade. Pode ser uma derivação da palavra latina “saxa”, que significa “seixos” ou “rochas”.



Fontes também associam o seu significado à palavra “saza”, que quer dizer “seixo”, ou ao termo “saucia”, que quer dizer “pedra”. Além disso, é também associado a um tipo de pombo bravo, que foi registrado como Sousa no século XI.



A primeira pessoa que usou esse sobrenome foi D. Egas Gomes de Souza, que pertencia a uma família ilustre de Portugal, que descendia de reis visigodos e viveu no início do século VIII, época do reinado de Afonso III. O nome foi adotado por conta do solar de Souza que, por sua vez, foi nomeado a partir do rio Sousa, que passava próximo a ele, na região de Minho. A origem do sobrenome Souza está ligada aos reis de Castela e Leão. Por esse motivo, há alguns brasões que fazem referências às armas de Castela e Leão.



O sobrenome “ de Souza” consiste em uma variação de Sousa, sendo a versão arcaica. Além disso, pode também ser encontrado nas formas D’ Souza e Sousão, que são provenientes da mesma família e trazem o mesmo significado.



No Brasil, uma pessoa ilustre que levava esse sobrenome fo o primeiro governador-geral, Tomé de Souza. A partir do século XVII, esse sobrenome foi dado a índios e negros libertos da escravidão, tornando “de Souza” um dos sobrenomes mais populares do Brasil.



O brasão da Família Souza é fácil de ser reconhecido. Ele tem a predominância da cor vermelha, sendo dividido em quatro partes. O primeiro e o quarto quadrantes possuem armas do reino de Portugal representadas. Já o segundo e terceiro possuem uma caderna de crescentes prateada. Há versões onde são representados dois leões, um posicionado em cada lado. Outra versão não apresenta nem leões ou armas, apenas formas crescentes sobre o fundo vermelho.



Uma personalidade com esse sobrenome é a atriz Fernando Souza (1984 -), cujo nome completo e Fernanda Rodrigues de Souza. Ela ficou famosa ao interpretar a órfã Mili, na novela Chiquititas, exibida de 19995 a 2001 no SBT.



Também há o ator Raymundo de Souza (1952 -), ator que participou de novelas em várias emissoras, além de atuar no teatro e cinema.





Outros Nomes: Lucas Gabriel | Gilson | Graziele | Laverna | Boaventura | Pina | Cristian | Justina | João Gabriel | Diogo |