Da Silva

Da Silva é um sobrenome de origem portuguesa e significa “selva”.



Origem e significado do sobrenome da Silva



Da Silva é um dos sobrenomes mais comuns do idioma português, que significa “selva”, “bosque” ou “floresta”. O sobrenome provavelmente era usado para designar pessoas que trabalhavam com madeira e lenha. Entre as variantes, encontramos os nomes próprios Silvano, Sílvio e Silvestre.



De acordo com uma pesquisa realizada, 9,9% dos brasileiros possuem esse sobrenome. Com base nos perfis de MyHeritage, o sobrenome “da Silva” foi encontrado 962.000 vezes. Apesar disso, grande parte não pertence a uma mesma família de origem. Isso porque, por muitos anos, houve muitas razões que trazem resultados genealógicos controversos.



Segundo diversas fontes, um dos motivos mais aceitos para a disseminação do sobrenome “da Silva” no Brasil, decorre da época do Império, em que padres católicos batizavam os negros trazidos da África como escravos. Os sobrenomes recebidos por eles eram de acordo com o dos seus proprietários. Muitos donos de terras daquela época possuíam “Silva” como sobrenome, que eram então dados aos negros.



Outras versões asseguram que foram os próprios negros que adotaram esse sobrenome dos seus antigos donos quando recebiam a Carta de Alforria. Além disso, pessoas que foram degredadas de Portugal para o Brasil também acabavam por adotar esse sobrenome, com intenção de seguir uma nova vida no anonimato.



Uma das primeiras pessoas com o sobrenome da Silva que se tem registro no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, no ano de 1612. Ele pertencia à família Clemente da Silva e Rosa da Silva.



Apesar de ser bastante comum em Portugal e no Brasil, em sua origem o sobrenome Silva era muito usado entre as pessoas pertencentes da nobreza portuguesa. Em geral, essas famílias o usavam junto a outro sobrenome. Embora Silva tenha se originado em Portugal, também é muito usado na Itália e Espanha. A chegada desse sobrenome na Itália decorre da presença dos espanhóis no sul da Itália durante o século XII.



O brasão da família Da Silva consiste em um leão vermelho armado em um fundo de prata, que remete à casa dos Reis de Leão.



As personalidades conhecidas com esse sobrenome são o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (1945 -). Além disso, há também o lutador de UFC, Anderson da Silva (1975 -), o apresentador Fausto Corrêa da Silva – Faustão (1950 -) e a atriz Fernanda Montenegro, cujo nome verdadeiro é Arlette Pinheiro Esteves da Silva (1929 -).





Outros Nomes: Chris | Aderbal | Paulo Roberto | Camile | Valda | Antônio | Maria Beatriz | Yanni | Juliano | Lidiane |